HOME VÍDEOS NOTÍCIAS DADOS DA SAFRA METEOROLOGIA FOTOS

Inmet: Brasil Central volta a ficar em alerta para pancadas de chuvas intensas nesta 4ª feira

Publicado em 27/10/2021 11:00 e atualizado em 27/10/2021 11:42 2679 exibições
De acordo com a previsão, chuvas com intensidade devem acontecer no final do dia em boa parte da área

Logotipo Notícias Agrícolas

De acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a quarta-feira (27) será marcada por chuvas intensas em quase todas as áreas do Brasil Central. Francisco de Assis Diniz, meteorologista do Inmet, afirma que o estado é de alerta para pancadas de chuvas que devem acontecer no final do dia. 

Segundo o especialista, as chuvas mais intensas são esperadas para o centro-norte do Mato Grosso, sul e oeste de Goiás, Triângulo Mineiro, sudeste de Minas Gerais e norte do Mato Grosso do Sul. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial na página do Inmet. 

As previsões da Climatempo também indicam um dia de estado de alerta nessas áreas. Segundo a consultoria, a maioria das áreas do Centro-Oeste, Sudeste e do Norte do Brasil têm um dia com períodos de sol e pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e à noite.

"Atenção para chuva forte em áreas de São Paulo, do sudoeste e do sul de Minas Gerais e do sul do Rio De Janeiro. A chuva será frequente nestas áreas e também sobre o Amazonas", complementa a previsão. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 
 

GIF 27-10-2021 11-01-51
Fonte: Inmet


Previsão estendida

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta quarta-feira (27) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), mantém a previsão de acumulados mais expressivos no Brasil Central nos próximos sete dias. 

No período entre 27 de outubro e 4 de novembro, o NOAA indica chuvas entre 90mm e 125mm em áreas do Sudeste. No Centro-Oeste, a tendência é de precipitação entre 70mm e 90mm no período. O modelo norte-americano também prevê chuvas em áreas do Matopiba, porém com volumes mais baixos. 

Entre os dias 4 e 12 de novembro, o NOAA indica o avanço de volumes mais expressivos para o Norte e Nordeste do Brasil, mantendo as condições de tempo seco para os três estados da região Sul.
Neste período, são previstos acumulados entre 80mm e 100mm na parte centro-norte do Brasil. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

NOAA - 27102021
Fonte: NOAA 

 

Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário