HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

ZCAS segue atuando com força e mantém o centro-norte do Brasil em alerta para temporais nesta 3ª feira

Publicado em 09/11/2021 10:03 e atualizado em 09/11/2021 11:02
Já para a região Sul do Brasil, tendência é de retorno das chuvas apenas a partir do dia 17 de novembro

Logotipo Notícias Agrícolas

A terça-feira (9) será mais um dia marcado por fortes áreas de instabilidade e com previsão de temporal em boa parte do Brasil. De acordo com a Climatempo, a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) segue influenciando a formação de nuvens. Além disso, o avanço de uma frente fria pela costa da região Sudeste ajudam a favorecer a formação de nuvens carregadas na região. 

"As grandes áreas de instabilidade da ZCAS espalham muita nebulosidade e provocam chuva a qualquer hora do dia em quase todas as áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil", complementa a previsão. De acordo com a consultoria, todo o centro-norte do país está em estado de alerta para temporal nas próximas 24 horas. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os acumulados mais expressivos são esperados no Tocantins, centro-norte de Goiás, centro-norte do Mato Grosso, oeste da Bahia, sul do Maranhão e extremo norte de Minas Gerais. Todas essas áreas devem receber acumulados entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. 

Também há condição para chuva no Mato Grosso do Sul, São Paulo e algumas áreas de Santa Catarina, porém com volumes mais baixos e de forma irregular. Segundo o Cosmo, a tendência é de permanência das chuvas em toda área nos próximos dias. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 09-11-2021 10-05-01
Fonte: Inmet

 

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta terça-feira (9) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também mantém a condição de chuva para o centro-norte do país, além de manter período de estiagem para o Sul do Brasil. 

Segundo o NOAA, entre os dias 9 e 17 de novembro, todo o centro-norte do país pode receber chuvas acima de 100mm. Já para o Sul do Brasil, apenas o extremo oeste gaúcho tem previsão de chuvas, mas com volumes mais baixos e de forma irregular. 

A partir do dia 17 a tendência é de mudança nos padrões. O modelo norte-americano mantém a previsão de chuva para o centro-norte do país, com acumulados entre 50mm e 60mm no período. Além disso, o mapa também mostra o retorno das chuvas nos três estados da região Sul, com acumulados entre 40mm e 50mm no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

NOAA - 09112021
Fonte: NOAA
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário