HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

NOAA: Chuvas retornam para região Sul do Brasil apenas após o dia 17

Publicado em 10/11/2021 07:12 e atualizado em 10/11/2021 09:54
Até lá, ZCAS vai seguir influenciando a formação de nuvens carregadas pelo Centro-Norte do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta quarta-feira (10) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), as chuvas devem retornar para o Sul do país apenas na segunda quinzena do mês. Até lá, o cenário é de estiagem para os três estados e de chuvas concentradas no centro-norte do país. 

O modelo norte-americano, para o período entre 18 e 25 de novembro, prevê chuvas generalizadas e com precipitação entre 50mm e 90mm nos três estados da região sul do Brasil. Além de manter as condições de chuvas para as demais áreas do país. Apenas o Nordeste deve enfrentar um período de estiagem. 

Até lá, no entanto, as chuvas expressivas continuam restritas para o Centro-Norte do Brasil. De acordo com o NOAA, no período entre 10 e 18 de novembro, toda área pode ter acumulados acima de 100mm no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

NOAA 10112021
Fonte: NOAA

Segundo complementa a Climatempo, a Zona de Convergência do Atlântico Sul(ZCAS) segue influenciando a formação de nuvens carregadas em boa parte do país. "Há alto risco de temporais no norte de Mato Grosso e de Goiás, no centro-oeste da Bahia, no centro-sul do Piauí, no Tocantins, no Maranhão e no Pará", afirma a consultoria. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados de até 60mm no oeste da Bahia e chuvas entre 20mm e 40mm para as demais áreas do Brasil Central. 

Veja o mapa de precipitação prevista para as próximas 93 horas: 

GIF 10-11-2021 07-16-46
Fonte: Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário