Massa de ar úmido deixa Sudeste e Centro-Oeste em estado de alerta para chuva volumosa

Publicado em 11/11/2021 10:38
Segundo Inmet, chuvas podem acontecer em forma de pancadas e com acumulados acima dos 100mm

Logotipo Notícias Agrícolas

Uma massa de ar úmido e instável mantém, nesta quinta-feira (11), o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil em estado de alerta para chuvas expressivas. De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão indica chuvas intensas, com acumulados acima de 100mm e por isso, o Inmet emitiu alerta laranja válido pelas próximas 24 horas, acompanhando de perto as condições nas duas regiões. 

Ainda de acordo com Naiane, a tendência é de permanência das chuvas no centro-norte do Brasil e os modelos já indicam a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), o que vai favorecer a formação de nuvens carregadas nos próximos dias em boa parte do Brasil. Apenas o sul do Brasil deve continuar com tempo seco nos próximos dias, com possibilidade de chuvas pontuais no norte do Paraná, mas com volumes baixos. 

Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet prevê acumulados podendo ultrapassar 70mm em Minas Gerais. No Mato Grosso, centro-norte do Mato Grosso do Sul e em Goiás a previsão é de chuvas entre 20mm e 40mm. 

Também continua chovendo em áreas do Matopiba. No extremo sul do Tocantins os acumulados podem chegar a 60mm nesta quinta-feira (11). Nas demais áreas do estado, assim como no oeste da Bahia, Maranhão e Piauí as chuvas devem acontecer de forma pontual, podendo ocorrer em forma de pancadas, mas com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 11-11-2021 10-41-05
Fonte: Inmet


Últimos três dias

Confirmando as previsões anteriores, os últimos três foram marcados por chuvas em todo Centro-Norte do Brasil. 

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os maiores acumulados foram registrados no Matopiba, com chuva entre 50mm e 60mm no norte do Tocantins, Maranhão, sul do Piauí e oeste da Bahia. 

Em Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso os acumulados registrados ficaram entre 20mm e 40mm. Em São Paulo, no Paraná e no Mato Grosso do Sul as chuvas aconteceram de forma pontual, com volumes entre 15mm e 20mm. 

Veja o mapa dos últimos três dias: 

3 dias
Fonte: Inmet

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário