HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Sul terá novo período de estiagem, enquanto chuvas permanecem no Centro do BR e Matopiba

Publicado em 18/11/2021 10:36 e atualizado em 18/11/2021 13:02
Para as próximas 24 horas, Inmet mantém alerta laranja para chuvas na faixa central do país

Logotipo Notícias Agrícolas

Após a passagem rápida de uma frente fria, o sul do Brasil passará por um novo período de estiagem nos próximos dias. De acordo com a atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta terça-feira (18) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), a reta final de novembro será marcada por corte nas precipitações na região Sul e permanência das chuvas nas demais áreas do país. 

No período entre 18 e 26 de novembro, para o Sul do Brasil, o NOAA prevê chuvas apenas em Santa Catarina e no Paraná, com acumulados entre 60mm e 70mm, já reduzindo as chances de precipitação significativa no Rio Grande do Sul. 

Para os próximos sete dias, o modelo norte-americano mantém a previsão de chuvas mais expressivas na região central do Brasil, com destaque para Goiás que deve receber os maiores acumulados. Também chove no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais e em áreas do Matopiba com acumulados entre 50mm e 60mm.

Segundo o NOAA, a partir do dia 26, a tendência é de tempo seco em toda região sul do Brasil. Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteologia (Inmet), as condições atuais mostram os padrões do La Niña, mas o fenômeno tem menos intensidade do que o observado neste mesmo período no ano passado. É importante ressaltar também que as previsões mais recentes indicam que o La Niña poderá impactar o regime de chuvas no Brasil entre a reta final de novembro e janeiro. 

Para as demais áreas, a condição é de permanência dos bons volumes de chuvas. O NOAA mostra ainda o avanço das precipitações para o Nordeste do país, que há algumas semanas não registra chuvas significativas. Os maiores volumes continuam sendo previstos no Matopiba, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

NOAA - 18112021
Fonte: NOAA


Próximas 24 horas 

Para as próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet, prevê chuvas em boa parte do país. O Instituto, inclusive, emitiu alerta laranja válido em Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, áreas de Minas Gewrais e norte do Paraná. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destaca a publicação oficial na página do Inmet. 

"A grande disponibilidade de ar quente e úmido e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera estimulam a formação de grandes áreas de instabilidade sobre o Brasil. As nuvens carregadas se espalham sobre o Sul, Centro-Oeste e sobre o Norte do Brasil e se associam a uma nova frente fria que avança sobre o centro-sul do país", complementa a previsão da Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 18-11-2021 11-04-19
Fonte: Inmet 

 

Valentim Mercio Krause no monitoramento da cigarrinha do milho em Pontão (RS)
Valentim Mercio Krause no monitoramento da cigarrinha do milho em Pontão (RS)

Foto na Fazenda Renascer em Aparecida do Rio Negro (TO). Envio de Joao Paulo Gomes de Campos
Foto na Fazenda Renascer em Aparecida do Rio Negro (TO). Envio de Joao Paulo Gomes de Campos

Terminando o plantio de soja em Rianápolis (GO). Envio de Jales Barreto
Terminando o plantio de soja em Rianápolis (GO). Envio de Jales Barreto

Joao Paulo e Suzy Anne, lavoura em Aparecida do Rio Negro (TO).
Joao Paulo e Suzy Anne, lavoura em Aparecida do Rio Negro (TO).
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário