HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Sexta-feira com nuvens carregadas e chuvas espalhadas em boa parte do Brasil

Publicado em 19/11/2021 10:26 e atualizado em 19/11/2021 11:38
Apenas o Sul do Brasil deve permanecer com tempo estável nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

O final de semana chega com chuvas espalhadas por todo Brasil. De acordo com a Climatempo, a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera e a grande disponibilidade de ar quente e úmido estimulam a instabilidade, assim como a formação de nuvens carregadas sobre o Centro-Oeste, Sudeste e Norte do Brasil. 

A consultoria ressalta ainda que o dia terá muitas nuvens e pancadas de chuva com raios a qualquer hora em quase todas as áreas do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil. Há risco de chuva forte em muitos locais. "As nuvens no interior do país se juntam com uma frente fria que avança pelo litoral da Região Sudeste", afirma a previsão. Já para o Sul do Brasil, a tendência é de tempo firme, mas com temperaturas mais baixas devido a passagem de uma massa de origem polar. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê os maiores acumulados em São Paulo, Minas Gerais e centro-sul do Mato Grosso. Nessas áreas os acumulados devem ficar entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o aviso laranja publicado na página oficial do Inmet, válido para Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

Também há condição para chuvas em Goiás e no Mato Grosso do Sul, porém com volumes mais baixos. O Cosmo também prevê chuvas em áreas do Matopiba, com destaque para o Tocantins que deve receber o maior volume de chuva. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 19-11-2021 10-28-49
Fonte: Inmet

 
 

Últimos cinco dias 

A semana foi marcada por chuvas expressivas no Mato Grosso, Goiás e Tocantins. De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os três estados registraram acumulados entre 50mm e 100mm nos últimos cinco dias, confirmando assim as previsões anteriores. 

Também choveu na Bahia e no Mato Grosso do Sul, com acumulados entre 20mm e 40mm no período. No Sudeste do Brasil choveu no centro de Minas Gerais, Espírito Santo e extremo oeste de São Paulo com acumulados entre 20mm e 30mm.

No Sul do país, a passagem de uma frente fria devolveu a condição de chuva para  aregião. Os três estados registraram chuvas entre 20mm e 30mm no período. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias: 
 

Últimos cinco dias
Fonte: Inmet

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário