HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Semana começa com tempo seco e baixa umidade no Centro-Sul do Brasil e chuvas no Centro-Oeste e Matopiba

Publicado em 22/11/2021 10:46
Tendência é que as condições climáticas permaneçam assim até quarta-feira (24); nova frente deve mudar os padrões no Sul a partir do dia 25

Logotipo Notícias Agrícolas

A semana começa com tempo estável em boa parte do Centro-Sul do Brasil e com previsão de chuvas com volumes significativos no Centro-Oeste e Matopiba nas próximas 24 horas. 

Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma massa de ar seco e quente eleva as temperaturas nos três estados da região Sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, São Paulo e no centro-sul de Minas Gerais. Além das altas temperaturas, as condições deixam toda área em estado de alerta para baixa umidade relativa do ar, que podem ficar abaixo de 30%. As mesmas condições são esperadas para o Nordeste do país. 

Já em parte do Centro-Oeste, norte de Minas Gerais e áreas do Matopiba, áreas de instabilidade seguem favorecendo a formação de nuvens carregadas e a chuva pode acontecer em forma de pancada na região. 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê acumulados entre de até 30mm no Mato Grosso, Goiás deve receber precipitação entre 20mm e 40mm, o mapa mostra ainda acumulados entre 40mm e 60mm entre Minas Gerais e Bahia. No Tocantins, as chuvas podem chegar a 60mm, enquanto Maranhão e Piauí apresentam condição para chuvas, mas com volumes mais baixos e de forma irregular. 

A tendência é que as condições continuem a mesma até, pelo menos, quarta-feira (24). A partir de quinta-feira, dia 25, uma nova frente fria deve avançar para o Sul do Brasil, devolvendo as condições de chuva para o estado gaúcho com previsão de precipitação entre 20mm e 60mm. O sistema deve avançar também para os outros dois estados da região com bons volumes, além do mapa indicar a possível formação de um novo corredor de umidade ainda nesta semana. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 22-11-2021 10-48-17
Fonte: Inmet

 

Últimos três dias 

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os últimos três dias foram marcados por bons volumes de chuva na faixa central do Brasil.

Segundo o mapa, Minas Gerais, norte de São Paulo e parte do Mato Grosso receberam os maiores acumulados, com chuvas entre 40mm e 60mm no período. 

Também choveuh no Matopiba, com destaque para o Tocantins que recebeu as chuvas mais abrangentes, com acumulado entre 20mm e 30mm. Também choveu no Maranhão, oeste da Bahia e Piuaí, mas de forma irregular e com volumes mais baixos. 

Na região Sul, os maiores acumulados foram observados no centro-leste de Santa Catarina e Paraná, com acumulado entre 20mm e 30mm no período. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias: 

 

Três dias - Inmet - 22112021
Fonte: Inmet

Plantio da soja em Coqueiros do Sul (RS). Envio de Diênefer Eduarda Scherer 
Plantio da soja em Coqueiros do Sul (RS). Envio de Diênefer Eduarda Scherer

Foto em Piranga (PR). Envio de Marciano Kerniski
Foto em Piranga (PR). Envio de Marciano Kerniski

Soja da fazenda entre rios, variedade Zeus em Mangueirinha (PR). Envio de Mateus Bampi
Soja da fazenda entre rios, variedade Zeus em Mangueirinha (PR). Envio de Mateus Bampi

Soja BMX Lança em Itaberá (SP). Envio de Aron Cardoso
Soja BMX Lança em Itaberá (SP). Envio de Aron Cardoso

 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário