Dezembro começa com ZCAS e muita chuva no Centro-Norte do Brasil

Publicado em 01/12/2021 10:42
Segundo NOAA, próximos 15 dias serão de tempo seco no centro-sul do país

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as próximas 24 horas serão marcadas por chuvas volumosas no Centro-Norte do Brasil, confirmando as previsões anteriores que indicavam a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). 

Em relação aos volumes, o modelo Cosmo mostra o corredor de umidade atingindo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. Em relação aos volumes, a previsão indica as maiores precipitações no centro-leste mineiro, com acumulado de até 50mm no período. Nas demais áreas, as precipitações devem ficar entre 20mm e 30mm. O Inmet também mantém a previsão de chuvas em áreas do Matopiba, porém com volumes mais baixos. 

"O sistema começa a se dissipar na sexta-feira, 3 de dezembro, mas ainda vai sobrar muita umidade sobre o Brasil, com isso as pancadas de chuva com forte intensidade ainda vão acontecer em muitos estados brasileiros", complementa a Climatempo.

Veja o mapa de previsão de precipitação para as próximas 93 horas: 
 

GIF 01-12-2021 10-44-14
Fonte: Inmet

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também mantém a condição de chuva volumosa para  o centro-norte do Brasil. O que chama atenção no modelo norte-americano é que o Sul do Brasil deve passar por um período de estiagem de, pelo menos, 15 dias. 

Entre os dias 1º e 9 de dezembro, o NOAA prevê acumulados entre 80mm e 125mm em boa parte do Centro-Norte do Brasil. Com destaque para o Mato Grosso e pontos da Bahia que devem receber os maiores acumulados. 

A partir do dia 9 a tendência é de chuva ainda mais intensa entre o norte de Minas Gerais, Bahia e Goiás. De acordo com o NOAA, os acumulados devem ficar entre 125mm e 150mm no período. Mantém a condição de chuva nas demais áreas do Centro-Oeste, com exceção do Mato Grosso do Sul que deve ter chuva com volumes mais baixos e irregulares. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA
Fonte: NOAA 

 

 
Charles Tang - Presidente Binacional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China
Charles Tang - Presidente Binacional da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China

Abertura do Top Farmers 2021 em Campinas/SP
Abertura do Top Farmers 2021 em Campinas/SP

Evento Top Farmers
Evento Top Farmers
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário