HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

ZCAS continua favorecendo formação de nuvens carregadas no centro-norte do Brasil

Publicado em 03/12/2021 10:55 e atualizado em 03/12/2021 11:36
Na região Sul, massa de ar muito seco impede a formação de nuvens mais carregadas e deixa região em alerta par abaixa umidade

Logotipo Notícias Agrícolas

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) continua influenciando a formação de nuvens carregadas no Centro-Norte do Brasil nesta sexta-feira (3). "As nuvens do interior do país se juntam com uma frente fria que está no litoral sul da Bahia", afirma a previsão da Climatempo. 

Ainda de acordo com a consultoria, o dia será marcado por instabilidade,  muita nebolusidade e pancadas de chuvas frequentes no Norte e sobre a maioria das áreas do Nordeste, do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Em relação aos volumes de chuva, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê os maiores acumulados em áreas de Minas Gerais e da Bahia nas próximas 24 horas. Os dois estados podem receber precipitação de até 50mm no período.

Para o Centro-Oeste, a previsão é de precipitação entre 20mm e 30mm nesta sexta. No Matopiba, além da Bahia, também chove com mais intensidade no Tocantins e no Maranhão. A tendência é que o sistema ganhe intensidade ao longo dia, provocando chuvas ainda mais fortes no Piauí, onde a precipitação pode chegar a 70mm. 

No domingo, dia 5, as chuvas começam a diminuir em Minas Gerais, mas o modelo mantém a condição na Bahia e Piauí. Também para domingo, é mantida a previsão de chuvas no Mato Grosso, com precipitação entre 20mm e 40mm. 

Já para a região Sul do Brasil, uma massa de ar muito seco continua impedindo a formação de nuvens, deixando a área inclusive em estado de alerta umidade relativa do ar baixa. Segundo a Climatempo, no oeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e no centro-sul e oeste do Paraná, os níveis ficam entre 21% e 30% nesta sexta. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 03-12-2021 11-02-00
Fonte: Inmet

 Letícia Guimarães e Flávia Lancha - Labareda Agropecuária
Letícia Guimarães e Flávia Lancha - Labareda Agropecuária

Soja no Sítio Santa Rita de Cássia. Envio por Amauri Maceda - Alvorada do Sul (MS)
Soja no Sítio Santa Rita de Cássia. Envio por Amauri Maceda - Alvorada do Sul (MS)
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário