HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Volta a chover no Sul do BR na semana que vem, mas sistema passa muito rápido e deve manter irregularidade

Publicado em 09/12/2021 10:48 e atualizado em 09/12/2021 14:48
Para as próximas 24 horas, cenário continua sendo de alerta para mais chuvas intensas no Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois de pelo menos 15 dias sem chuvas significativas, as condições do tempo no Sul do Brasil, sobretudo no Rio Grande do Sul, podem ter uma rápida melhora na semana que vem. Segundo as previsões do modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia, entre os dias 13 e 14 de dezembro a entrada de uma nova frente deve aumentar a formação de nuvens, quebrando a intensa massa de ar seco que atua na região há aproximadamente 15 dias. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 15 dias: 
 

Últimos 15 dias - Inmet - 09122021
Fonte: Inmet

 

Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, afirma que no entanto as chuvas devem levar alívio rápido ao estado gaúcho, mantendo o padrão observado pelo produtor de passagem rápida da chuva pelo estado. "Até o momento tudo indica que continuaremos com esse cenário de chuvas rápidas e irregulares. Podemos ter bons volumes em algumas áreas, mas de forma pontual e por isso não resolve o problema que o estado está enfrentando", afirma. 

O modelo Cosmo prevê o retorno da umidade a partir do dia 13, entrando pela faixa oeste da região Sul do Brasil. A tendência é que já na terça-feira, dia 14, o sistema ganhe força e leve chuvas mais significativas nessa área, com precipitação entre 20mm e 40mm. O modelo também mostra a evolução rápida do sistema, com chuvas que podem atingir todo o RS, com acumulados de até 40mm, mas a meteorologista mantém o alerta de que essa chuva deve continuar de forma irregular. As chuvas podem chegar com força e em forma de pancada, devido as elevadas temperaturas registradas nas últimas semanas. 

Também volta a chover nos outros dois estados do Sul do Brasil. Em Santa Catarina a previsão é de volumes mais expressivos no centro-oeste do estado, enquanto para o Paraná o modelo mostra retorno da chuva em praticamente todo estado, com precipitação que pode chegar até 60mm em algumas áreas da região norte. 

Para o início da próxima semana, o Inmet mantém ainda a condição de chuva pelo Brasil Central e áreas do Matopiba. No Sudeste, os acumulados mais significativos são esperados em São Paulo e Minas Gerais com precipitação entre 20mm e 30mm. No Centro-Oeste, o noroeste do Mato Grosso pode ter acumulados de até 70mm na semana que vem. No Matopiba chove no Tocantins, oeste da Bahia e extremo sul do Maranhão e Piauí, mas com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 09-12-2021 10-51-10
Fonte: Inmet

Próximas 24 horas 

Para as próximas 24 horas, o Inmet mantém alerta vermelho para chuvas intensas no sul da Bahia. Desde terça-feira chove bastante nessa área e no norte do Espírito Santo. As chuvas expressivas das últimas horas atingiram, inclusive, áreas de produção de café tipo conilon e os produtores aguardam para avaliar os possíveis dandos na produção. 

"Chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia, ventos superiores a 100 km/h. Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, de queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário", afirma a publicação oficial publicado na página do Inmet. 

Também continuam em estado de alerta amarelo a região do Mato Grosso, norte de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o Inmet. 

Veja as áreas em estado de alerta nesta quinta-feira (9): 
 

Alerta vermelho - Inmet - 09122021
Alerta amarelo - Inmet - 09122021

 Condições climáticas impactando as lavouras de soja. Envio por Antônio Rodrigues Neto - Laguna Carapã (MS)
Condições climáticas impactando as lavouras de soja. Envio por Antônio Rodrigues Neto - Laguna Carapã (MS)

Lavouras de soja com enchimento de grãos. Envio feito por Tiago Daniel Comiran - Campos de Júlio (MT)
Lavouras de soja com enchimento de grãos. Envio feito por Tiago Daniel Comiran - Campos de Júlio (MT)

Touros reprodutores. Envio feito por Amauri Pinheiro - Reserva do Cabaçal (MT)
Touros reprodutores. Envio feito por Amauri Pinheiro - Reserva do Cabaçal (MT)

Lavouras de soja com enchimento de grãos. Envio feito por Tiago Daniel Comiran - Campos de Júlio (MT)
Lavouras de soja com enchimento de grãos. Envio feito por Tiago Daniel Comiran - Campos de Júlio (MT)
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário