Do luto ao choque: tornados matam pelo menos 74 pessoas no Kentucky

Publicado em 14/12/2021 08:58

Logotipo Reuters

 

Por Gabriella Borter

MAYFIELD, Kentucky (Reuters) - A série de tornados que varreu seis Estados norte-americanos matou ao menos 74 pessoas no Kentucky, além de deixar milhares sem energia elétrica, e nesta segunda-feira voluntários buscavam áreas atingidas para ajudar os sobreviventes que perderam tudo nas tempestades.

O número de mortos deve aumentar, já que outras 109 pessoas continuam desaparecidas, disse o governador do Kentucky, Andy Beshear. Cerca de 28.000 residências e empresas em Kentucky ainda não tinham energia.

Os tornados, que o governador estimou terem destruído 1.000 casas, surpreenderam as pessoas ao atingir o Estado de forma incomum no final do ano, na noite de sexta-feira.

Os mortos, incluindo pelo menos seis crianças, tinham idades entre 5 meses e 86 anos.

"Pode demorar semanas até que tenhamos a contagem total de mortos e o nível de destruição", disse Beshear a jornalistas.

Um asilo foi atingido no Arkansas, causando uma das duas mortes do Estado. Seis morreram no Illinois, quatro no Tennessee e dois no Missouri. 

Por todo o Estado do Kentucky, vizinhos e voluntários trabalhavam para abrigar, alimentar e oferecer assistência aos que ficaram desabrigados após a tempestade. 

Na segunda-feira, Terra Utley estava examinando o que havia sobrado de sua casa em Mayfield, uma cidade de 10 mil habitantes que sofreu os piores prejuízos com os tornados. Nove colegas na empresa de concreto na qual é contratada como motorista de caminhão trabalhavam ao lado dela nos escombros. 

"Nós somos uma grande família. Nós realmente somos", disse Utley, de 32 anos. "Eles estarem aqui, usando o tempo do dia deles para me ajudar, isso significa muito para mim". 

Enquanto a equipe trabalhava escavando os destroços na manhã ensolarada, Utley estava feliz ao reencontrar alguns de seus pertences mais estimados, entre eles a bolsa de couro marrom de sua sogra e uma caneca de cerâmica intacta que havia sido de seu pai, com uma lata de refrigerante fechada dentro dela, da mesma maneira que sua filha havia deixado. 

Muitas casas sofreram o mesmo destino que a de Utley, com paredes desabadas, telhado desaparecido e árvores desenraizadas espalhadas pelo quintal. A delegacia de polícia, o corpo de bombeiros e uma fábrica de velas na região ficaram completamente destruídas. 

Na cidade de Bowling Green, a 209 quilômetros ao leste de Mayfield, Josh Poling, proprietário do restaurante Hickory & Oak, disse que organizou donos de restaurantes do local para arrecadar vales presentes e levantou mais de 50 mil na tarde de segunda-feira. 

"São para todos os que estão precisando", disse. "Não apenas para as pessoas que tiveram suas casas destruídas, mas pessoas que estão sem energia por sabe-se lá quanto tempo. Elas podem entrar aqui e fazer uma boa refeição". 

(Reportagem adicional de Peter Szekely e Tyler Clifford, em Nova York; Brendan O'Brien, em Chicago; Susan Heavey, em Washington; Dan Whitcomb, em Los Angeles; e Rich McKay, em Atlanta

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário