HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do NOAA indica mais 15 dias de boas chuvas apenas no Centro-Norte do Brasil

Publicado em 17/12/2021 09:23 e atualizado em 17/12/2021 11:05
Para o Sul, modelo mostra chuvas irregulares e com volumes baixos no período

Logotipo Notícias Agrícolas

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta sexta-feira (17) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), prevê mais de 15 dias sem chuvas expressivas para Sul do Brasil. Segundo o modelo norte-americano, a tendência é que as chuvas continuem expressivas no Centro-Norte do país, mantendo os padrões que vêm sendo observados desde o retorno da estação chuvosa. 

Entre os dias 17 e 25 de dezembro, o NOAA mantém a condição de bastante chuva para o Centro-Oeste e Matopiba. As duas regiões apresentam previsão de acumulado entre 100mm e 125mm no período. 

O modelo também prevê condição de chuvas em algumas áreas do Sudeste, como Minas Gerais e Espírito Santo, com previsão de precipitação entre 80mm e 90mm. Para o Sul do Brasil, chama atenção que a região não deve ter chuvas expressivas nos próximos sete dias, com exceção da faixa leste dos três estados que podem receber chuvas entre 20mm e 30mm no período. 

Entre os dias 25 de dezembro e 2 de janeiro, o NOAA mantém a previsão de chuva no Brasil Central, mas diminui os volumes em relação à semana anterior. Os maiores volumes continuam sendo previstos para áreas do Matopiba, entre 100mm e 125mm. O modelo mostra ainda que neste período, há previsão de chuva entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, mas ainda com volumes baixos, entre 20mm e 35mm. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA
Fonte: NOAA


Desde ontem as previsões indica condição de chuva para área. Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, nas últimas 24 horas, os acumulados mais expressivos foram registrados em áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, entre 25mm e 30mm. Veja o mapa de previsão acumulada nas últimas 24 horas: 
 

24 horas - Inmet - 17122021
Fonte: Inmet

 

Nesta sexta-feira (17) as áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas em boa parte do país. "Outras áreas de instabilidade se espalham pelo Norte e Nordeste por causa da grande disponibilidade de ar úmido e da circulação de ventos sobre a o Brasil, que ajuda a concentrar a umidade. Uma massa de ar seco predomina sobre a Região Sul, que continua com pouca chuva", complementa a Climatempo. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê as precipitações mais expressivas no norte do Mato Grosso do Sul onde os acumulados podem chegar a 60mm nas próximas 24 horas. Continua chovendo no Mato Grosso e em Goiás, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm. No Sudeste do Brasil, a previsão é de chuva em Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Para o Matopiba, a previsão é de chuvas mais expressivas no sul do Tocantins, com acumulado entre 20mm e 30mm. As demais regiões também têm previsão de chuva, porém com volumes mais baixos.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 17-12-2021 09-56-37
Fonte: Inmet 

Falta de chuva nas lavouras de soja. Envio feito por Cledison Conte - Região de Naranjal (PY) 
Falta de chuva nas lavouras de soja. Envio feito por Cledison Conte - Região de Naranjal (PY)

Chuva chegando ao Planalto Norte de Santa Catarina. Envio feito por Paulo Marcelo Adamek - Itaiópolis (SC)
Chuva chegando ao Planalto Norte de Santa Catarina. Envio feito por Paulo Marcelo Adamek - Itaiópolis (SC)
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário