Semana começa com chuvas volumosas sobre Centro-Norte do país

Publicado em 20/12/2021 11:03
Acumulados nos próximos 7 dias podem ultrapassar os 150 milímetros, segundo Inmet; modelo do NOAA aponta permanência do cenário para região até fim do mês

Logotipo Notícias Agrícolas

A semana começa com a previsão de chuvas volumosas sobre áreas do Centro-Norte do país, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta segunda-feira (20), inclusive, há alerta de perigo com as precipitações.

"Até sexta-feira, podemos ter acumulados superando os 150 milímetros entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, todo Matopiba, grande parte de Goiás e Norte de Minas Gerais... Quando vamos para o Sul, temos acumulados abaixo dos 20 mm, muito pouco", explica Heráclio Alves, m1eteorologista do Inmet.

Veja o mapa com a previsão de precipitação a cada 24 horas para as próximas 93 horas:

GIF 20-12-2021 11-07-09
Fonte: Inmet

Há perigo com chuvas durante esta segunda em áreas dos estados do Acre, Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Rondônia, Bahia, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Piauí, Tocantins e no Distrito Federal.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", prevê o instituto para essas áreas.

Veja o mapa de alertas do tempo nas próximas 24 horas:

Capturar
Fonte: Inmet

Também tem aviso de perigo potencial com precipitações em outras áreas de Amazonas, Maranhão, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Roraima, Sergipe, Amapá, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Piauí.

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas".

Ainda há avisos pontuais para áreas do Sul do país.

Nos próximos sete dias, entre 20 e 27 de dezembro, segundo o mapa do Inmet, os acumulados em áreas centrais do Brasil podem superar os 150 milímetros. Em alguns pontos isolados, inclusive, há chances de precipitações entre 200 a 300 mm de chuva no período.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias:

download
Fonte: Inmet

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), aponta que as chuvas até meados do final de dezembro deverão seguir mais isoladas sobre o Centro-Norte do país e com volumes expressivos sobre algumas localidades.

"A frequência de dias chuvosos será bem maior", afirma Alves.

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:

prec8
Fonte: Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário