HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas de até 100 mm/dia são previstas para áreas centrais do BR nesta 5ª feira

Publicado em 23/12/2021 11:34 e atualizado em 27/12/2021 09:44 5283 exibições
Acumulados nos próximos 7 dias podem chegar a até 200 milímetros em alguns estados

Logotipo Notícias Agrícolas

A reta final da semana vai chegando ainda com predomínio de instabilidades e previsão de chuvas volumosas para áreas centrais do Brasil, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta quinta-feira (23), alguns estados podem ter chuvas de até 100 milímetros.

"Até sexta-feira, podemos ter acumulados superando os 150 milímetros entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, todo Matopiba, grande parte de Goiás e Norte de Minas Gerais... Quando vamos para o Sul, temos acumulados abaixo dos 20 mm, muito pouco", explica Heráclio Alves, meteorologista do Inmet.

Veja o mapa com a previsão de precipitação a cada 24 horas para as próximas 93 horas:

GIF 23-12-2021 11-33-01
Fonte: Inmet

De acordo com o alerta diário do Inmet, há grande perigo com acumulado de chuva na BA, ES e MG. "Chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco", disse o centro.

Também tem perigo associado com chuvas intensas em áreas do AC, AM, DF, MA, MG, RJ, RO, SP, BA, ES, MT, PA, AP, GO, MS, PI e TO.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", notificou o Inmet nesta quinta.

Há ainda perigo potencial com chuvas intensas e acumulado de chuva em pontos de AM, MA, MG, RJ, SP, BA, ES, PA, PE, RR, SE, AP, MS, PI e TO.

"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", disse o instituto meteorológico.

Veja o mapa de alertas do tempo nas próximas 24 horas:

Capturar
Fonte: Inmet

Nos próximos sete dias, entre 23 a 30 de dezembro, segundo o mapa do Inmet, os acumulados em áreas centrais do Brasil podem superar os 150 milímetros. Em alguns pontos isolados, inclusive, há chances de precipitações entre 200 a 300 mm de chuva no período.

Os modelos mais estendidos de previsão apontam continuidade das chuvas até meados do final de dezembro sobre o Centro-Norte do país e ainda com volumes expressivos sobre algumas localidades.

Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias:

Capturar3
Fonte: Inmet
Por:
Jhonatas Simião
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário