HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Em 4 dias volumes no Matopiba já ultrapassaram o volume esperado para o mês; tendência é de mais chuva nesta 4ª feira

Publicado em 05/01/2022 09:45 e atualizado em 05/01/2022 11:08
Segundo a Climatempo, áreas de instabilidade continuam favorecendo nuvens carregadas em todo centro-norte do BR

Logotipo Notícias Agrícolas

A quarta-feira (5) será mais um dia de chuva no centro-norte do Brasil, segundo as previsões meteorológicas mais recentes. A forte chuva dos últimos dias castigou áreas do Matopiba e segundo dados da Climatempo, em quatro dias Maranhão e Piauí já superaram a média esperada para o mês de janeiro e a condição continua sendo de alerta, já que as áreas de instabilidades continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas no dois estados. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos três dias, de acordo com as estações meteorológicas do Inmet:
 

Últimos três dias
Fonte: Inmet

Segundo a consultoria, no Maranhão, o cenário é mais crítico na região sul do estado. "Com a chuva forte e frequente de dezembro de 2021 sobre o Tocantins, o nível do rio Tocantins subiu muito alagando áreas do sul do Maranhão", afirma. No Piauí, as chuvas atingiram várias áreas do estado, inclusive noa capital, deixando várias regiões alagadas nos últimos dias. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também prevê muita chuva para o Matopiba nas próximas 24 horas. Segundo o mapa, os quatro estados têm condição para chuva e previsão de precipitação entre 20mm e 30mm. Oeste da Bahia e Piauí devem receber os menores volumes, mas as pancadas de chuva não estão descartadas. 

Também continua chovendo no Centro-Oeste e a tendência é de acumulado entre 20mm e 40mm nos três estados. A mesma condição é esperada para o Sudeste do Brasil, com destaque para São Paulo que tem previsão em todas áreas do estado. As áreas de instabilidade também favorecem a formação de nuvens mais carregadas em Minas Gerais, com destaque para o extremo sul mineiro que pode ter acumulados acima de 50mm. 

"A previsão é de um dia com muitas nuvens, pancadas de chuva com raios e alguns períodos com sol em quase todos os estados do país. A maioria destas pancadas ocorre com raios e pode ser moderada a forte", acrescenta a Climatempo. 

No Sul do Brasil, confirmando as previsões anteriores, os volumes de chuva começam a diminuir e o sistema avança para outras áreas do país. O modelo prevê chuvas entre 20mm e 30mm em regiões do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. As chuvas tendem a acontecer de forma irregular em toda região.

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:

 

GIF 05-01-2022 09-54-37
Fonte: Inmet

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário