Nova ZCAS se forma e Inmet coloca toda área do BR Central em alerta laranja para chuvas intensas
![]()
Os próximos dias serão marcados por muita chuva na região central do Brasil. De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai elevar o volume de chuva e deixa toda área em estado de alerta para possíveis transtornos tanto na cidade, mas também no campo.
De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, entre esta quinta e sexta-feira (7), o estado de alerta é válido em todos os estados da região Sudeste do Brasil, Mato Grosso, Goiás, oeste da Bahia, Tocantins e sul do Maranhão e do Piauí. Todas essas áreas têm a situação monitorada pelo Inmet e estão em estado laranja para chuvas intensas. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destaca o alerta laranja.
Veja as áreas em estado de alerta laranja nesta quinta-feira (6):
De acordo com o modelo Cosmo, a tendência é de permanência das chuvas nos próximos dias, com destaque para Minas Gerais e Rio de Janeiro que podem ter acumulados de até 70mm. Em São Paulo e no Centro-Oeste a previsão é de pelo menos 30mm de chuva por dia até o final de semana.
No domingo, próximo dia 9, o sistema deve ganhar ainda mais força e aumentar as precipitações em Minas Gerais, Goiás e áreas do Tocantins, além de manter a condição para formação de nuvens carregadas nas demais áreas.
Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas:
Enquanto chove muito nessas regiões, a previsão estendida da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) indica poucas condições de chuvas no Sul do Brasil nos próximos sete dias. De acordo com a atualização divulgada nesta manhã, Santa Catarina e Paraná podem receber algum volume de chuva nos próximos dias, mas no Rio Grande do Sul a tendência é de tempo muito seco.
Entre os dias 14 e 22 de janeiro, o NOAA começa a mostrar uma mudança nas condições para o Sul do Brasil. De acordo com o modelo norte-americano, na virada do mês as chuvas diminuem na região central do país e volta a chover nos três estados, com previsão entre 20mm e 50mm, mas ainda apresentando irregularidade.
Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil:
Soja na Fazenda São Francisco de Assis. Envio feito por Ricardo Colombo - Catanduva (SP)
![]()
Soja na Fazenda São Francisco de Assis. Envio feito por Ricardo Colombo - Catanduva (SP)
![]()
Lavoura de Soja. Envio feito por Júlio Takashi - Balsa (MA)
![]()
Soja na propriedade da família Alcântara. Envio feito por Mário José Milani - Cerejeiras (RO)
![]()
Soja na propriedade da família Alcântara. Envio feito por Mário José Milani - Cerejeiras (RO)
Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia
0 comentário
Áreas do Centro-Norte do Brasil seguem com possibilidade de chuvas intensas
Confira q previsão do tempo esta sexta-feira (5) para todo o Brasil
Fenômeno ZCAS se estabelece e traz chuvas intensas para MG, ES e BA nesta quinta-feira
Confira a previsão do tempo esta quinta-feira (4) para todo o Brasil
Alerta vermelho para acumulado de chuvas entre o Espírito Santo, sul da Bahia e parte de Minas Gerais
Chuvas vão se regularizar para soja do Brasil, riscos climáticos diminuem, diz Nottus