Chuvas em MG podem pressionar meta de produção da Vale em 2022, diz Itaú BBA

Publicado em 10/01/2022 12:50

Logotipo Reuters

RIO DE JANEIRO (Reuters) - A produção de minério de ferro da Vale poderá ficará mais perto do limite inferior da meta anunciada para 2022, de 320-335 milhões de toneladas, devido a impactos causados pelas chuvas em suas operações em Minas Gerais, afirmaram analistas do Itaú BBA em nota a clientes nesta segunda-feira.

A análise vem após a mineradora ter paralisado parcialmente operações em seus sistemas Sul e Sudeste, ou o equivalente a cerca de 30% da produção da companhia nos primeiros nove meses de 2021, destacou o banco.

A restrição da oferta, segundo o banco, poderá ainda sustentar os níveis globais de preço do minério de ferro.

As paradas ocorreram, segundo a Vale, "visando garantir a segurança dos seus empregados e comunidades", em razão do nível elevado de chuvas que atingem Minas Gerais. Apesar da medida, a companhia manteve sua meta de produção para o ano.

"De acordo com nossos cálculos preliminares, uma parada de duas semanas nessas operações poderia ter um impacto de cerca de 3 milhões de toneladas para a Vale (menos de 1% da meta de produção da empresa para 2022, que permaneceu inalterada em 320-335 toneladas)", disseram os analistas do Itaú BBA, em relatório a clientes.

O banco ressaltou que o primeiro trimestre é sazonalmente mais fraco em termos de produção, justamente devido às chuvas fortes habituais.

"Embora a Vale não tenha alterado sua orientação de produção de 320-335 toneladas métricas para 2022, acreditamos que o mercado poderia começar a projetar volumes mais próximos do limite inferior da faixa."

As paralisações vem enquanto a Vale trabalha para retomar capacidade de produção em Minas Gerais, depois que o rompimento de uma barragem em Brumadinho (MG), há três anos, levou a uma série de revisões de seguranças em suas atividades.

As ações da Vale operavam em baixa de 0,8% por volta das 12h25, enquanto o Ibovespa caía 1,3%.

PREÇOS DO MINÉRIO

O Itaú BBA disse ainda no relatório que, com as incertezas relacionadas à retomada das atividades, os preços do minério de ferro poderiam se sustentar nos atuais patamares elevados.

Os preços spot do minério com 62% de teor de ferro para entrega à China fecharam a 127,5 dólares por tonelada nesta segunda-feira, de acordo com a consultoria SteelHome, uma queda de 1 dólar diante de preocupações com a variante do coronavírus Ômicron.

O banco ressaltou ainda que a perspectiva de preços em patamar mais alto também consideram expectativas de retomada da atividade de construção na China (cerca de 35% do consumo de aço no país), na sequência de recentes medidas de estímulo anunciadas pelo governo.

(Por Marta Nogueira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário