HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Ar quente e úmido favorece temporal em várias regiões do Brasil nesta terça-feira

Publicado em 18/01/2022 10:20 e atualizado em 18/01/2022 11:02
Segundo modelo Cosmo, maiores acumulados são previstos para o Maranhão nas próximas 24 horas

Logotipo Notícias Agrícolas

A terça-feira (18) será um dia marcado por pancadas de chuva em boa parte do país. Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, o ar quente e úmido continua predominante em boa parte do Brasil, favorecendo a formação de nuvens carregadas. Para a região Sul, uma frente fria e um sistema de baixa pressão atmosférica continua favorecendo a formação de nuvens no extremo sul gaúcho. 

"Um sistema de alta pressão atmosférica atua no litoral da Região Sudeste e dificulta a organização de grandes áreas de chuva, mas isto não impede que ocorram pancadas de chuva fortes, mas em pequenas áreas", afirma a consultoria. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê os maiores acumulados para o Maranhão nas próximas 24 horas. Boa parte do estado deve ter chuva entre 20mm e 30mm, com destaque para áreas pontuais da região norte que podem ter acumulados de até 50mm nesta terça-feira. 

Ainda no Matopiba, também chove no Tocantins e os maiores acumulados são previstos para a faixa norte do estado com chuvas de até 30mm. Nas demais áreas também há condição para chuva, porém com volumes mais baixos. Oeste da Bahia e Piauí não devem ter chuvas significativas no período. 

No Centro-Oeste, a precipitação mais expressiva segue sendo prevista para o norte do Mato Grosso. Há tendência de chuva ainda para áreas de Goiás e Mato Grosso do Sul, mas com distribuição irregular e sem volumes expressivos. 

"Entre o triângulo mineiro, norte de Minas Gerais, grande parte da Bahia, interior do Piauí, interior do Ceará e entre os estados de Sergipe e Rio Grande do Norte os acumulados previstos não vão passar dos 20mm até o fim desta semana", complementa a Climatempo.

Para o Sul do Brasil, os sistemas favorecem a formação de nuvens carregadas, mas a chuva fica restrista ao extremo sul do Rio Grande do Sul, sem conseguir avançar para as outras regiões. Nas próximas 24 horas a área pode ter chuva entre 20mm e 40mm. A faixa leste de Santa Catarina e do Paraná pode receber alguma chuva, mas de forma muito irregular e com volumes baixos.  
 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

 

GIF 18-01-2022 10-25-53
Fonte: Inmet 

ÚLTIMAS 24 HORAS

De acordo com dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, nas últimas 24 hora sos maiores volumes de chuva foram registrados na faixa leste do Sul do Brasil e em pontos isolados do Sudeste e Matopiba. 

O mapa mostra que na faixa sul do Brasil foram registrados acumulados entre 15mm e 20mm. No sul do Rio Grande do Sul os volumes não ultrapassaram os 15mm no período. 

No Sudeste, as chuvas confirmaram a previsão e aconteceram de forma isolada em São Paulo e Minas Gerais, com acumulado entre 15mm e 25mm. O mesmo volume foi observado no sul de Goiás.

No Matopiba só choveu no estado do Maranhão, com precipitação acumulada em 15mm e 25mm, sendo os maiores volumes observados na faixa oeste do estado. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nas últimas 24 horas: 
 

24 horas - Inmet
Fonte: Inmet 

João Fernando e Tasso acompanhando o plantio do milho. Envio feito por Fernando Ronaldo - Madre de Deus (MG)
João Fernando e Tasso acompanhando o plantio do milho. Envio feito por Fernando Ronaldo - Madre de Deus (MG)

Prejuízo pela seca. Envio feito por Leandro Eduardo Cardoso - Sobradinho (RS)
Prejuízo pela seca. Envio feito por Leandro Eduardo Cardoso - Sobradinho (RS)

Perda total da soja. Envio feito por Cledison Conte - Naranjal (PY)
Perda total da soja. Envio feito por Cledison Conte - Naranjal (PY)

Perda total da soja. Envio feito por Cledison Conte - Naranjal (PY)
Perda total da soja. Envio feito por Cledison Conte - Naranjal (PY)
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário