Emater/RS-Ascar acompanha vistorias e laudos de perdas pela estiagem na Serra

Publicado em 18/01/2022 16:40

Com o intuito de elaborar os laudos de perdas em função da forte estiagem, com visitas às propriedades rurais de 23 municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar de Caxias do Sul, foi realizada intensa agenda de trabalho reunindo as secretarias municipais de Agricultura, os conselhos municipais de Agricultura, a Defesa Civil dos municípios e as prefeituras, além da Emater/RS-Ascar, através das microrregiões administrativas de Veranópolis e Guaporé. O extensionista, engenheiro agrônomo e supervisor Edson Bonato e a gerente Regional Sandra Dalmina acompanham as visitas e retratam os danos no meio rural.

“Estamos localizados numa região do Estado onde há uma grande diversidade de culturas e criações”, destaca Bonato, ao citar a região localizada próxima a Bento Gonçalves, “onde podemos observar perdas significativas maiores em parreirais, em áreas com outras árvores frutíferas e danos severos na área de olericultura em geral”. Segundo ele, mais próximo a Veranópolis os danos são visíveis, além das áreas de viticultura e olericultura, em pomares de laranjas e bergamotas.

Já na região próxima a Nova Prata, os danos atingem a bovinocultura leiteira, causando acentuada perda de peso dos animais magros e prejudicando as pastagens. “Ainda nessa região os danos na cultura da soja e milho são bastante severos. Podemos ter uma ideia geral dos danos, visto que é grande a gama de atividades desenvolvidas nessa região, de importância econômica, social e cultural para o Estado”, avalia Bonato.

Para o extensionista, os danos com a estiagem vão além das perdas nas culturas e criações, pois atingem o psicológico dos produtores, que estão estressados e preocupados. “Isso nos deixa bastante mal e nos reveste de uma importância muito grande, pois além de analisar as perdas econômicas, temos de conviver e ajudar com palavras de ânimo, para não piorar ainda mais a situação”, analisa

“Além dessas atividades, procuramos orientar os agricultores para que melhorem as características físico-químicas do solo, melhorando em especial o teor de matéria orgânica, permitindo que o solo acumule umidade em períodos de estiagens, sendo essa a forma mais barata e garantida de termos água para as culturas em períodos de seca. Ainda realizamos dias de campo em áreas irrigadas, nos colocando à disposição dos agricultores, das prefeituras e juntamente com as instituições bancárias na realização de projetos de crédito, visando minimizar os danos em anos futuros”, destaca Bonato.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Emater-RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário