HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas chegam com bons volumes em SC e PR nesta 5ª feira; Nova ZCAS deve se formar no final de semana

Publicado em 27/01/2022 10:39 e atualizado em 27/01/2022 11:20
Inmet também prevê chuvas significativas para o Maranhão e pontos isolados de Goiás nas próximas 24 horas

Logotipo Notícias Agrícolas

O avanço de uma frente fria vai favorecer a formação de nuvens carregadas em áreas do Sul do Brasil nesta quinta-feira (27). Além disso, o sistema vai favorecer a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) nos próximos dias, o que deve aumentar a condição de chuva em boa parte do país na virada do mês. 

Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, explica que as altas temperaturas das últimas semanas devem influenciar as chuvas intensas, em forma de pancada de chuvas e com potencial queda de granizo em algumas áreas. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê acumulados entre 20mm e 40mm no norte do Rio Grande do Sul, chuva em toda área de Santa Catarina - com alguns pontos podendo chegar a 70mm nas próximas 24 horas e também condição para bons volumes em todo estado do Paraná, com precipitação prevista entre 20mm e 40mm. 

Olhando para as demais áreas do Brasil, também são previstas chuvas mais volumosas no Maranhão, com acumulados entre 20mm e 40mm entre esta quinta e sexta-feira (28). Também há previsão de chuva para outras áreas do Matopiba, porém com volumes mais baixos.  No Centro-Oeste, as chuvas mais expressivas são esperadas para o leste de Goiás, com acumulados entre 20mm e 30mm. O modelo mostra ainda a formação de nuvens no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e em boa parte do Sudeste, mas com volumes mais baixos. 

Para o dia 29, próximo sábado, o modelo já mostra a formação da nova ZCAS. Se a previsão se confirmar, o retorno da chuva atingirá todo o Brasil Central e com acumulados significativos, com até 50mm em alguns pontos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para os próximos dias:
 

GIF 27-01-2022 10-39-57
Fonte: Inmet

 

Previsão estendida para todo Brasil

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também prevê bastante chuva para o Brasil Central nos próximos dias. 

Entre os dias 27 de janeiro e 4 de fevereiro, o NOAA indica acumulados entre 100mm e 125mm em áreas do Brasil Central, além de mostrar condição para chuva em todo o Matopiba. Já para o Sul do Brasil, o modelo norte-americano corta a precipitação no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mantendo a condição de chuva irregular no extremo norte do Paraná. 

Entre os dias 4 e 12 de fevereiro, o NOAA mantém a previsão de chuva no Brasil Central, sendo os maiores volumes previstos entre São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Minas Gerais. Também indica o retorno da umidade para o Rio Grande do Sul, mas de forma irregular e com volumes entre 25mm e 30mm. 

Veja o mapa de previsão estendida: 
 

NOAA 27012022
Fonte: NOAA 

 
Soja em Ipê (RS). Enviado por Celso Bittencourt
Soja em Ipê (RS). Enviado por Celso Bittencourt

 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário