HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Inmet mantém estado de alerta em SP e chuva sem pausa deve seguir até 4ª feira no Brasil Central

Publicado em 31/01/2022 10:39
Volumes diminuem, mas com solo já úmido, condição continua sendo de bastante preocupação

Logotipo Notícias Agrícolas

O cenário continua sendo de alerta para chuvas intensas na região Central do Brasil nesta segunda-feira (31). Chove de forma torrencial em São Paulo desde o final de semana, o estado já contabiliza 21 mortos e dezenas de desabrigados. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta laranja em todo território paulista, em parte de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

Segundo Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, a previsão é de chuva nas próximas 24 horas, com precipitação entre 20mm e 30mm. Afirma ainda que a tendência é de volume mais baixo do que o observado nos últimos quatro dias, mas como o solo já está úmido, pode trazer novos transtornos. 

Segundo dados divulgados pela Climatempo, em apenas quatro dias, São Paulo registrou quase o volume que era previsto para um mês. "Em várias regiões do estado, o total de chuva acumulado entre a noite do dia 26 e a noite de 30 de janeiro de 2022 foi quase o volume médio mensal histórico. Isto significa dizer que em 4 dias choveu quase todo o volume de água normal para todo o mês de janeiro", afirma a consultoria. 

 

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai seguir favorecendo a formação de nuvens carregadas em toda área até pelo menos a próxima quarta-feira, dia 2 de fevereiro. O norte paulista, região de produção agrícola como cana-de-açúcar, café e laranja também tem previsão de chuvas volumosas nas próximas 24 horas, entre 20mm e 40mm. 

Ainda no Sudeste, o alerta também é válido para Minas Gerais. Segundo o meteorologista, as áreas de fronteira com São Paulo e Goiás, devem receber os maiores volumes de chuva. No sul de Minas Gerais o acumulado pode chegar a 50mm em alguns pontos. Também chove no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 24 horas em São Paulo:
 

Chuva SP 24 horas
Fonte: Inmet

 

Para o Centro-Oeste do Brasil, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuva em todas as áreas, com destaque no centro-norte de Goiás - com volumes entre 30mm e 40mm, o oeste do Mato Grosso pode ter chuva de até 70mm e a região norte do Mato Grosso do Sul tem previsão de chuva entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. 

Já para a região Sul do Brasil, o Inmet prevê chuvas volumosas apenas no extremo norte do Paraná. As demais áreas do estado, assim como Santa Catarina e Paraná devem receber apenas chuvas pontuais, com predomínio do sol nos próximos dias. "No Nordeste também tem muita nebulosidade espalhada nos estados, devido à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que atua na costa norte da região. Já no Rio Grande do Sul o ar seco deixa o tempo aberto em todo o estado e no interior de Santa Catarina", acrescenta a previsão da Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 31-01-2022 10-47-33
Fonte: Inmet

 

 Soja sendo colhida em Palotina (PR). Enviado por Edmilson Zabott
Soja sendo colhida em Palotina (PR). Enviado por Edmilson Zabott

 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário