HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Alerta laranja para chuvas intensas em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nesta 4ª feira

Publicado em 02/02/2022 10:47 e atualizado em 02/02/2022 15:00
Áreas de instabilidade continuam favorecendo pancadas de chuvas, mas Sul continua com tempo seco em boa parte da área

Logotipo Notícias Agrícolas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém estado de alerta laranja para chuvas intensas em parte do Brasil Central nas próximas 24 horas. De acordo com alerta publicado na página oficial, a situação é de atenção em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma o comunicado. As áreas de instabilidade começaram a perder força nas últimas horas, mas como choveu muito nos últimos dias, o cenário continua sendo de atenção principalmente na região Sudeste do Brasil. 

Segundo as previsões do modelo Cosmo, entre esta quarta e quinta-feira (3), as chuvas mais intensas são previstas em Minas Gerais, onde a precipitação pode ultrapassar os 50mm. No Espírito Santo e no Rio de Janeiro, a tendência é de chuva em todas as áreas, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm. 

"No Norte, no Centro-Oeste e no Sudeste as áreas de instabilidade deixam o céu com muitas nuvens e provocam muitas pancadas de chuva com raios, principalmente à tarde e a noite. Ocorrem períodos de sol sempre entre muitas nuvens", acrescenta a previsão da Climatempo. 

No Sul do Brasil, a condição continua sendo de tempo muito seco e de temperaturas elevadas. De acordo com a consultoria, uma massa de ar quente e úmido continua impedindo o avanço de nuvens mais carregadas para a região, sobretudo no Rio Grande do Sul onde as temperaturas podem se aproximar dos 40ºC no centro-oeste do estado. "O sol aparece  forte, mas pode chover de forma passageira no litoral de Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no leste do Paraná, incluindo Curitiba. Pancadas de chuva com raios ocorrem no centro, norte e oeste do Paraná", acrescenta. 
 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 02-02-2022 10-48-22
Fonte: Inmet


O modelo de previsão estendida, divulgado nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também mantém o maior volume de chuva para a região Central do Brasil nos próximos dias.  No período entre 2 e 10 de fevereiro, o mapa sinaliza para chuvas significativas no Sudeste do Brasil, com acumulados entre 100mm e 125mm. Para o Centro-Oeste, o modelo prevê acumulados entre 50mm e 60mm, enquanto no Sul do Brasil a tendência é de chuva apenas pontuais e com volumes mais baixos. 

Entre os dias 10 e 18 de fevereiro, o modelo norte-americano indica o aumento nos volumes em todo Centro-Norte do Brasil, mas prevê tempo muito seco para o Rio Grande do Sul, o que deve aumentar as preocupações para o setor produtivo de toda região. Em Santa Catarina e no Paraná, o modelo mostra a formação de nuvens, mas as chuvas podem acontecer de forma irregular e com acumulados entre 25mm e 30mm no período. Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

NOAA 020222
Fonte: NOAA 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário