HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Massa de ar seco impede avanço das chuvas e região Sul do Brasil pode ter mais um dia com 40ºC

Publicado em 03/02/2022 10:36 e atualizado em 03/02/2022 11:39
Brasil Central continua em alerta para chuvas intensas nas próximas 24 horas

Logotipo Notícias Agrícolas

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a quinta-feira (3) será marcada por temperaturas elevadas e ar muito seco no Sul do Brasil. Uma massa de ar seco e quente segue impedindo a formação de nuvens mais carregadas e a região pode ter temperaturas na casa dos 40ºC nas próximas horas. 

Segundo Kleber Souza, meteorologista do Inmet, pontos isolados nos três estados podem receber chuvas intensas e em forma de pancadas, consequência das altas temperaturas. O modelo de previsão de temperatura do Inmet mostra que o cenário mais crítico é previsto para o Rio Grande do Sul, com temperatura máxima acima dos 34 graus em todo o estado. 

Em Santa Catarina, a previsão é de temperatura máxima entre 30º e 34ºC, sendo o calor mais expressivo previsto para a faixa sul do estado. No paraná, a tendência é de temperaturas mais baixas, entre 26ºC e 28ºC no período da tarde. A temperatura também fica mais elevada em pontos do Mato Grosso do Sul, com máxima entre 30ºC e 32ºC. 

A massa de ar seco deve continuar atuando na região até amanhã. Segundo o meteorologista, uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do Brasil no final de semana, devolvendo as condições de chuva e aliviando a condição de calor intenso. "O calor deve diminuir nos próximos dias com o aumento da nebulosidade e pancadas de chuva. A chuva virá com a intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai a partir desta quinta-feira, 3 de fevereiro", também acrescenta a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas horas: 

GIF 03-02-2022 10-38-58
Fonte: Inmet 


 

Com relação às chuvvas, o Inmet mantém o estado de alerta para chuvas intensas no Brasil Central. Uma frente fria na região Sudeste continua favorecendo a formação de nuvens carregadas, deixando boa parte da região em alerta laranja para chuvas intensas já que choveu muitos nos últimos dias, sobretudo em São Paulo e Minas Gerais. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", afirma a publicação oficial na página do Inmet.

Segundo a Climatempo, chove a qualquer hora do dia no oeste do Paraná, no centro-sul e leste do Mato Grosso do Sul, no oeste de São Paulo, na maioria das áreas de Minas Gerais, no interior do Rio de Janeiro e no Espírito Santo.

Veja o mapa de previsão de temperatura nas próximas 93 horas: 
 

GIF 03-02-2022 10-47-49
Fonte: Inmet 

Seca em São Valério do Sul (RS). Enviado por Marcos Moura 
Seca em São Valério do Sul (RS). Enviado por Marcos Moura

Seca em São Valério do Sul (RS). Enviado por Marcos Moura
Seca em São Valério do Sul (RS). Enviado por Marcos Moura

Plantadeira plantando milho sob soja não colhida em Palotina (PR). Enviado por Edmilson Zabott
Plantadeira plantando milho sob soja não colhida em Palotina (PR). Enviado por Edmilson Zabott

Pôr do sol no município de Paulo Frontin (PR). Enviado por Eliane Gaulovski
Pôr do sol no município de Paulo Frontin (PR). Enviado por Eliane Gaulovski

 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário