HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

ZCAS continua com força no Centro-Oeste e Sudeste do BR; chuvas no Centro-Sul só segunda quinzena do mês

Publicado em 10/02/2022 10:18 e atualizado em 11/02/2022 09:47

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo as previsões mais recentes da Climatempo, esta quinta-feira (10) será mais um dia marcado por chuvas expressivas em estados do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) segue influenciando as áreas de instabilidade em toda área. 

De acordo com a consultoria, há previsão de chuvas em toda região norte do Brasil, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. 

Nessas áreas as chuvas podem acontecer em forma de pancadas a qualquer hora do dia. Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), prevê precipitação entre 20mm e 40mm em Minas Gerais, chuva em todas as áreas de Goiás, com precipitação de até 50mm em algumas localidades do estado. 

Ainda no Centro-Oeste, no Mato Grosso os volumes mais significativos são esperados para o sul e oeste do estado. No Mato Grosso do Sul, prevalece o tempo muito seco e com previsão apenas de chuvas pontuais no extremo norte do estado.  Para o Matopiba, o modelo Cosmo do Inmet indica chuvas entre 20mm e 30mm no Tocantins e acumulados de até 50mm no oeste da Bahia. Também chove no Maranhão e no Piauí, porém com volumes mais baixos. 

"Após a passagem de uma massa de ar frio de origem, o ar seco ainda inibe a formação polar predomina sobre a Região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul reduzindo nebulosidade e as condições para chuva", afirma a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 10-02-2022 10-25-13
Fonte: Inmet


A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) mantém o retorno das chuvas para o Sul do Brasil na segunda quinzena do mês.  Segundo o NOAA, entre os dias 10 e 18 de fevereiro, o cenário é de permanência nas chuvas no centro-norte do país, com volumes entre 80mm e 90mm. 

As condições do tempo na parte mais baixa do país deve mudar apenas a partir do dia 18 de fevereiro. Segundo o modelo norte-americano, entre os dias 18 e 26, deve voltar a chover em toda árra, com precipitação entre 40mm e 50mm. O NOAA mantém também as chuvas nas demais áreas do país, de forma abrangente, porém com volumes mais baixos. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 
 

NOAA 1002
Fonte: Inmet

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário