Final de semana com temperaturas elevadas no Sul e permanência da chuva no Brasil Central

Publicado em 11/02/2022 10:57
ZCAS continua influenciando formação de nuvens carregadas entre Minas Gerais e Goiás nesta sexta-feira

Logotipo Notícias Agrícolas

Sem a chuva conseguir avançar, a região Sul do Brasil terá mais um dia de temperaturas elevadas nesta sexta-feira (11). As rodadas mais recentes dos modelos meteorológicos continuam indicando que os próximos dias serão de tempo muito seco nos três estados da região. 

Para esta sexta-feira, os modelos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam máximas entre 34 e 36 graus, sendo as temperaturas mais elevadas esperadas para o Rio Grande do Sul. Toda a faixa oeste da região Sul terá temperaturas acima dos 30 graus no período da tarde. 

Veja o mapa de previsão de temperatura no final de semana: 
 

temperatura
Fonte: Inmet

Já com relação a previsão de chuva, a consultoria Climatempo destaca que a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), continua favorecendo a formação de nuvens carregadas em quase todas as regiões do país. Segundo a consultoria, há condição para pancadas de chuva.

"As pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora, sempre entre muitas nuvens, no Piauí, Maranhão, no oeste da Bahia, quase todo Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais, Espírito Santo e norte de São Paulo", acrescenta. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet continua indicando as precipitações mais elevadas em Minas Gerais, entre 20mm e 40mm. No Centro-Oeste, as chuvas mais significativas são previstas no Mato Grosso e no sul de Goiás, com acumulados entre 20mm e 30mm. 

Também chove no Matopiba nas próximas 24 horas, com os maiores acumulados previstos em áreas do Maranhão. Os modelos mostram condição de chuva com irregularidade e volumes mais baixos quando comparados com as demais áreas da região. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 10-02-2022 10-25-13
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário