HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Canal de umidade favorece nuvens carregadas e Inmet emite alerta para chuvas intensas no Brasil Central

Publicado em 15/02/2022 10:45
Na região Sul, condição continua sendo de tempo muito seco e com previsão de melhora só na última semana do mês

Logotipo Notícias Agrícolas

O Insituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para chuvas intensas no Sudeste do Brasil nas próximas 24 horas. De acordo com Olívio Bahia, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um canal de umidade segue influenciando a formação de nuvens carregadas pela região do Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do país, mas o sistema não terá força para descer até o Sul - que continua com tempo muito seco e temperaturas elevadas. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", destaca a publicação oficial na página do Inmet, válido para áreas de Minas Gerais, norte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. 

Nas demais áreas do país, o modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas em todas áreas do Mato Grosos, com acumulados entre 20mm e 40mm, continua chovendo em Goiás, mas com volumes mais baixos e no Matopiba o Inmet indica os maiores volumes de chuva no Tocantins, com acumulados entre 20mm e 30mm. 

"No Nordeste, as pancadas de chuva também podem ser expressivas sobre o oeste da Bahia. O interior nordestino terá um dia de sol e pancadas de chuva forte, principalmente à tarde", acrescenta a previsão da Climatempo.  A consultoria acrescenta ainda que durante a semana não há previsão de mudanças significativas em boa parte do Brasil. ". O alerta é de temporais, com chuva volumosa e frequente sobre estas áreas. Os acumulados tendem a ser expressivos até o fim desta semana", afirma a previsão para o centro-norte do Brasil. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 15-02-2022 10-47-23
Fonte: Inmet 


A atualização do modelo de previsão estendida da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), divulgada nesta manhã, também mantém a previsão de muita chuva para o Centro-Norte do país na próxima semana. 

Entre os dias 15 e 23 de fevereiro, o NOAA prevê chuvas entre 100 e 125mm no centro-norte do Brasil. Os volumes mais baixos são esperados para áreas de São Paulo e também condição para chuva no Mato Grosso do Sul, entre 40mm e 50mm no período. 

De acordo com o modelo norte-americano, a umidade deve retornar para o Sul do Brasil apenas na última semana de fevereiro. O cenário, no entanto, continua sendo de muita irregularidade e de pouca chuva para o sul gaúcho. As demais áreas do estado, assim como Santa Catarina e Paraná podem receber precipitação entre 50mm e 60mm no período, mas de forma irregular, segundo os meteorologistas. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

 

NOAA 1502
Fonte: NOAA 

 

 Frutos da Erva-Mate em Itaiópolis (SC). Enviado por Paulo Marcelo Adamek
Frutos da Erva-Mate em Itaiópolis (SC). Enviado por Paulo Marcelo Adamek

Frutos da Erva-Mate em Itaiópolis (SC). Enviado por Paulo Marcelo Adamek
Frutos da Erva-Mate em Itaiópolis (SC). Enviado por Paulo Marcelo Adamek

 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário