Previsão: Ar quente e úmido favorece pancadas de chuva em boa parte do Brasil

Publicado em 23/02/2022 11:49
Volumes mais expressivos de chuva são esperados em áreas do Mato Grosso e no Tocantins nesta 4ª feira

Logotipo Notícias Agrícolas

A quarta-feira (23) será mais um dia marcado por calor e pancadas de chuvas em boa parte do Brasil. De acordo com as previsões mais recentes da Climatempo, áreas de instabilidade continuam favorecendo a formação de nuvens carregadas pelo Brasil. "Uma frente fria avança sobre o mar e chega ao litoral de São Paulo nesta quarta-feira. A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) influencia o extremo  norte do Brasil", destaca a consultoria. 

Segundo a consultoria, o dia será marcado por períodos de solo e chuvas com chance de raios, sobretudo entre os períodos da tarde e da noite. "Muitas destas pancadas serão fortes e com raios, mas de curta duração e em pequenas áreas Porém, como o solo está encharcado e o nível dos rios está alto em muitas regiões do país, o risco de deslizamento de terra e transbordamento de rios continua alto, mesmo que não chova  muito forte ou por longo período", acrescenta. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê os maiores acumulados em áreas do norte e leste do Mato Grosso e oeste do Tocantins nas próximas 24 horas. Os dois estados podem receber volumes entre 20mm e 30mm no período. O excesso de chuva nessas áreas vem impactando a colheita da soja, segundo relato de alguns produtores. 

Ainda na região Central do Brasil, a previsão do Inmmet é bastante semelhante com a Climatempo. O modelo mostra condição de chuva nos demais estados, porém com volumes mais baixos quando se compara com Tocantins e Mato Grosso. 

Para o Sul do país, o modelo mostra a formação de nuvens, mas ainda sem grandes volumes nos três estados. O modelo mostra ainda que a partir de sexta-feira (25), as chuvas voltam com mais intensidade para o Rio Grande do Sul, podendo levar algum alívio para o produtor que há dias sofre com as temperaturas elevadas. A passagem do sistema, no entanto, pode manter o padrão de Verão com certa irregularidade na área de abrangência e também em relação ao volume da chuva. O modelo mostra ainda que o sistema passará rápido, podendo não avançar para Santa Catarina e Paraná.  

"Não há previsão de chuva generalizada, mas a chuva tem potencial para vir em forma de tempestade por vários municípios. Mesmo assim, o sol aparece e as temperaturas conseguem subir. Não há expectativa para a entrada de ar frio na Região, por isso o calor continua", acrescenta a Climatempo. 

Veja o mapa de previsão nas próximas 93 horas: 
 

2302222
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário