HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Rodada de chuva começa a chegar no Sul do Brasil e previsão indica risco de queda de granizo nesta 5ª feira

Publicado em 24/02/2022 11:00
Segundo Inmet, modelos começam a mostrar a passagem mais frequente de sistemas que favorecem a chuva na região para os próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que a umidade começa a retornar para a região Sul do Brasil nesta quinta-feira (24). De acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Inmet, o dia também será marcado por pancadas de chuvas nas demais áreas do país devido ao ar muito quente e úmido, que favorece a formação de nuvens carregadas. 

Os modelos mostram que a chuva deve chegar para os três estados da região Sul, com destaque para a faixa Oeste que pode receber os maiores acumulados de chuva. Com as temperaturas elevadas dos últimos, a meteorologista alerta que podem ocorrer queda de granizo em algumas áreas. 

Os modelos também continuam indicando que a reta final do mês deve trazer certo alívio para os três estados. Segundo Naiane, na manhã desta quinta-feira, o Cosmo já sinalizada a entrada mais frequente de sistemas que favorecem as chuvas, diferente do que vem sendo observado nas últimas semanas. 

"A chuva acontece de forma volumosa e pode trazer alívio para as áreas de soja tardia, em fase de desenvolvimento vegetativo. Apesar de muito bem-vinda, esta chuva pode ser perigosa", acrescenta a previsão da Climatempo.  Na semana que vem, no dia 28 de fevereiro, o Cosmo prevê precipitação mais significativa na região Sul do Rio Grande do Sul, com volumes entre 20mm e 50mm. O modelo mostra ainda o avanço do sistema para os outros dois estados, também com precipitação de até 50mm. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

93h
Fonte: Inmet 

Previsão estendida

O modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), também prevê a condição de chuva no Sul do Brasil nos próximos sete dias.

De acordo com o modelo norte-americano, é previsto volumes entre 50mm e 80mm. Ainda neste período, o NOAA reduz a chance de chuvas em áreas do Sudeste e Centro-Oeste, mas mantém a tendência de precipitação no norte do Mato Grosso - o que pode continuar impactando a colheita da soja. 

Já entre os dias 4 e 12 de março, o NOAA mantém a permanência da umidade na região Sul e chama atenção o fato de que o Mato Grosso do Sul deve continuar sem receber chuvas significativas no período. O estado também já contabiliza perdas expressivas com a estiagem. 

Veja o mapa de previsão estendida: 

 

NOAA 2402222
Fonte: NOAA 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário