HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão do tempo: Quase todo o Brasil em alerta para tempestade intensa nesta 5ª feira

Publicado em 03/03/2022 11:10
Ar muito quente e úmido continua favorecendo a formação de nuvens carregadas em várias regiões do produtoras do país

Logotipo Notícias Agrícolas

A atualização mais recente dos modelos meteorológicos apontam que esta quinta-feira (3) será mais um dia marcado por tempestade em várias partes do Brasil. O calor e a umidade do ar elevada, assim como a circulação dos ventos vai segue favorecendo a formação de nuvens carregadas pelo país. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém em estado de alerta laranja em algumas áreas da região Sul do Brasil nas próximas 24 horas. O aviso é válido em Santa Catarina, Paraná, extremo Sul do Mato Grosso do Sul e extremo Sul de São Paulo.

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", destaca a publicação. 

A região Central do país, assim como áreas do Matopiba também têm alerta para chuvas intensas nas próximas horas. Nas demais áreas de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Tocantins, Maranhão, oeste da Bahia e Piauí, o alerta é amarelo para tempestade. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Inmet prevê os acumulados mais expressivos no Mato Grosso, entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. Nas demais áreas, as chuvas devem acontecer com condições típicas da estação, ou seja, com intensidade e de forma irregular.  "Poucas áreas do Brasil ficam o dia todo sem risco de chuva nesta quinta-feira. Quase todo o país tem períodos com sol entre muitas nuvens e condições para pancadas de chuva com raios", acrescenta a previsão da Climatempo. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 03-03-2022 11-12-37
Fonte: Inmet


O modelo de previsão estendida da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) mantém para os próximos sete dias condição de chuva no Sul do Brasil e em áreas do Centro-Norte do país. As duas regiões podem ter chuvas entre 40mm e 50mm no período. 

Entre os dias 11 e 19 de março, o NOAA reduz as chances de chuvas para o Sul do Brasil, sobretudo no Rio Grande do Sul onde o tempo pode voltar a ficar mais seco no período. Por outro lado, devolve as chuvas mais intensas no Brasil Central, com volumes de até 125mm, inclusive em Minas Gerais - que passa por alguns dias sem chuvas neste momento. 

Veja o mapa de previsão estendida de todo Brasil: 
 

NOAAA
Fonte: NOAA 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário