HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

NOAA prevê chuvas em boa parte do Brasil nas próximas duas semanas

Publicado em 04/03/2022 10:56
Todo o país tem condição para tempestade nesta 6ª feira, mantendo o cenário típico da estação

Logotipo Notícias Agrícolas

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada na manhã desta sexta-feira (4) pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) indica que os próximos 14 dias poderão ser marcados por chuvas em várias regiões de produção agrícola do país. 

Entre os dias 4 e 12 de março, o modelo norte-americano mantém a condição de umidade nos três estados do Sul do Brasil, com precipitação entre 40mm e 50mm no período. Os volumes mais expressivos são esperados para a faixa leste da região. Ainda neste período, o NOAA mantém condição de tempo mais seco no Mato Grosso do Sul, áreas de São Paulo, boa parte de Minas Gerais e também no oeste da Bahia. 

Para o Centro-Oeste, o NOAA mantém a condição de chuva no Mato Grosso, sobretudo na faixa centro-norte do estado com precipitação entre 50mm e 60mm no período. Também chove nas demais áreas do Matopiba, como no Tocantins, Maranhão e pontos do Piauí. 

Os modelos mais recentes indicam ainda que as chuvas pontuais não estão descartadas por todo o Brasil, mantendo assim a condição típica do Verão. O ar muito quente e úmido favorece a formação de nuvens carregadas e segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), boa parte do país fica em estado de alerta para tempestade. 

No período entre os dias 12 e 20 de março, o NOAA mantém a condição de chuva em boa parte do país, com exceção de áreas do Nordeste que podem continuar com tempo mais seco. Além disso, o modelo mostra o retorno das chuvas no Mato Grosso do Sul - com precipitação entre 70mm e 80mm no período e também o retorno da umidade para áreas de São Paulo e Minas Gerais no período. 

Veja o mapa de previsão de precipitação estendida para todo Brasil: 

NOAA 0403
Fonte: NOAA 

 
 

ÚLTIMOS CINCO DIAS 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, os últimos cinco dias foram marcados por chuvas em quase todo o país. Confirmando as previsões anteriores, Minas Gerais, norte de São Paulo e oeste da Bahia não registraram chuvas significativas no período. 

Os volumes mais expressivos foram registrados sul e oeste do Rio Grande do Sul, com acumulados entre 50mm e 60mm. As demais áreas do estado gaúcho, assim como Santa Catarina e Paraná registraram chuvas entre 20mm e 40mm no período. 

Também choveu no Centro-Oeste com destaque para o Mato Grosso que registrou os maiores volumes, entre 40mm e 50mm. Mato Grosso do Sul e parte de Goiás registraram chuvas entre 15mm e 20mm no período. 

No Matopiba o destaque fica para áreas do Tocantins onde o acumulado chegou a 80mm nos últimos cinco dias. Também choveu no norte do Maranhão, com precipitação acumulada entre 40mm e 80mm. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias: 

5 DIAS
Fonte: Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário