HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Chuvas continuam no Sul do Brasil e nova frente fria avança para a região ainda nesta semana

Publicado em 09/03/2022 10:54 e atualizado em 09/03/2022 11:39
Rio Grande do Sul foi o estado que recebeu os volumes mais expressivos nos primeiros dias de março

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões anteriores, a virada para o mês de março trouxe mais chuva na região Sul do Brasil. De acordo com dados coletados pela consultoria Climatempo, o estado do Rio Grande do Sul foi o que recebeu os maiores volumes de chuva na primeira semana do mês. "Devido , devido à presença de um bloqueio atmosférico que permitiu o desenvolvimento de frentes frias e áreas de baixa pressão concentradas na região", explica. 

Para esta quarta-feira (9), a frente fria que estava em atuação na área começa a se afastar da área, mas a umidade ainda mantém a formação de nuvens carregadas e céu nublado. De acordo com as previsões da Climatempo, os maiores volumes são previstos para áreas de Jaguarão/RS e Santa Vitória do Palmar/RS, municípios localizados no sul e extremo sul gaúcho. 

Já as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), para esta quarta-feira, indicam cenário de alerta amarelo para tempestade nos três estados da região Sul e também no extremo sul de São Paulo e extremo sul do Mato Grosso do Sul. "Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h), e queda de granizo. Baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos", afirma a publicação oficial na página do Inmet. 

O modelo Cosmo, também do Inmet, tem previsão muito semelhante ao da Climatempo e mostra o avanço do novo sistema para o Rio Grande do Sul nas próximas horas. Os acumulados mais expressivos são previstos para o centro-sul do Rio Grande do Sul, com acumulados entre 20mm e 30mm. 
O modelo mostra ainda o avanço do sistema para as demais áreas do estado gaúcho, com acumulados de até 70mm em algumas áreas na sexta-feira, dia 11. A tendência é que a chuva também avance para Santa Catarina e Paraná, com acumulados entre 20mm e 30mm no período. 

Nas demais áreas do Brasil, o tempo deve manter as condições típicas da estação, com pancadas de chuvas irregulares e com as temperaturas elevadas no período da tarde. No norte do Mato Grosso, assim como em áreas do Matopiba como leste do Tocantins e áreas do Maranhão, são esperadas chuvas entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 09-03-2022 10-57-49
Fonte: Inmet 

Últimos cinco dias 

Segundo dados coletados nas estações meteorológicas do Inmet, nos últimos cinco dias os acumulados de chuvas mais expressivas foram registrados nos dois extremos do país. No Sul do Brasil, foi registrado acumulado entre 30mm e 40mm no Rio Grande do Sul e precipitação com o mesmo acumulado no leste de Santa Catarina e Paraná.

Na parte mais alta do Brasil, chama atenção o volume no norte do Piauí com acumulados entre 80mm e 100, além de chuvas entre 40mm e 60mm em todas as áreas do Maranhão. Ainda no Matopiba, também choveu no Tocantins e no oeste da Bahia, mas com volumes mais baixos. 

Nas demais áreas do Brasil, foi registrado acumulado entre 20mm e 30mm no Mato Grosso, Goiás e Maton Grosso do Sul. No Sudeste, as chuvas ainda acontecem com volumes mais baixos, entre 15mm e 20mm em pontos isolados de Minas Gerais e chuva mais abrangente em São Paulo. 

Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos cinco dias: 

5 DIAS
Fonte: Inmet
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário