HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Último final de semana do Verão com temperaturas elevadas e pancadas de chuva pelo Brasil

Publicado em 18/03/2022 11:18
Nova frente fria avança para o Sul do Brasil e entrada de ar polar deve mudar as temperaturas nos próximos dias

Logotipo Notícias Agrícolas

O ar quente e úmido segue predominante em boa parte do país e o último final de semana do Verão terá características típicas da estação: com temperaturas elevadas e pancadas de chuva pelo Brasil. "Nesta sexta-feira, as condições para chuva aumentam sobre o Sul do Brasil com a chegada de uma nova frente fria, de forte intensidade. Essa frente fria vai trazer chuva forte e acentuada queda de temperatura também para Região Sudeste durante o fim de semana", acrescenta a previsão da Climatempo. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) continua mantendo as chuvas mais significativas para no sul do Tocantins, Maranhão e norte do Piauí, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. Já com relação às temperaturas, os valores mais expressivos são esperados para o Centro-Norte do Brasil, com temperaturas máximas entre 30ºC e 32ºC. 

O modelo mostra ainda a formação de nuvens nas demais áreas do país, com exceção de Minas Gerais, Espírito Santo e áreas do Nordeste que devem permanecer com tempo estável. "A chuva fraca se concentra no nordeste da Bahia, de Pernambuco e da Paraíba. Apesar da chuva o calor predomina sobre o Nordeste e Norte do Brasil, essa combinação de calor e umidade potencializa o risco para temporais", complementa a Climatempo. 

O avanço de uma frente fria vai mudar as condições do tempo no Sul do Brasil, além de levar chuva para a região também deve derrubar as temperaturas, com chance de geada nas áreas de serras entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina durante o final de semana. 

A partir de sábado, dia 19, são esperadas chuvas mais expressivas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, com acumulados entre 30mm e 40mm até domingo. A tendência é que o sistema avance rápido para as demais áreas, levando chuva para todas as áreas do Paraná e também no Mato Grosso do Sul no começo da semana. 
 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 18-03-2022 11-19-30
Fonte: Inmet

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário