HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Entrada de novo sistema muda condições do tempo e deixa região Sul em alerta para tempestade

Publicado em 22/03/2022 10:53 e atualizado em 22/03/2022 16:42
Nas demais áreas do Brasil, Inmet continua prevendo chuvas mais significativas apenas em áreas do Matopiba

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois da passagem de uma massa de ar frio, as previsões do tempo mais recentes indicam que volta a chover no Sul do Brasil nos próximos dias. A entrada de um novo sistema favorece a formação de nuvens carregadas na área e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja para tempestade válido nas próximas 24 horas no centro-oeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. 

"Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", destaca a publicação oficial na página do Inmet. 

Segundo a consultoria Climatempo, a tendência é que a chuva ganhe intensidade entre quarta e quinta-feira, dando origem a uma nova frente fria que vai deixar toda a região em estado de alerta para chuva forte. "Os três estados ficam em alerta para o risco de chuva forte e volumosa até o fim desta semana. O risco de temporais aumenta, principalmente a partir da tarde. O volume de chuva pode chegar até 120mm sobre áreas da faixa centro e oeste do Rio Grande do Sul", afirma a previsão. 

Já no Paraná e em Santa Catarina, os modelos indicam condição para chuvas intensas, volumosas e com previsão de áreas do interior dos dois estados podendo ultrapassar os 100mm de chuva até o próximo sábado, dia 26.  "O risco de alagamentos, deslizamentos de terra e enchentes de rios e córregos segue bastante elevado. A chuva pode vir acompanhada por raios, trovoadas e rajadas de vento fortes", complementa a consultoria. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias no Sul do Brasil: 

CLIMATEMPO CHUVA SUL

 


Para as demais áreas do Brasil, nas próximas 24 horas, o modelo Cosmo do Inmet não indica grandes mudanças nas condições do tempo. O modelo mantém a condição de chuvas, sem grandes volumes, para o Centro-oeste e precipitação mais significativa no Matopiba, com destaque para Maranhão e Piauí que devem receber os acumulados mais expressivos nas próximas 24 horas. 

No Sudeste do Brasil, assim como em boa parte da Bahia, a condição continua sendo de tempo muito seco, inclusive nas áreas de serra do Rio de Janeiro, que sofreu os impactos de volumes expressivos no último final de semana. 

Veja a previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

 

GIF 22-03-2022 11-05-03
Fonte: Inmet 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário