HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Quarta-feira com muita chuva no RS e em áreas do Matopiba, região Central tem período mais seco

Publicado em 23/03/2022 10:57
Nova frente fria deve se formar nos próximos dias e aumentar as áreas de instabilidade pelo Sul do Brasil

Logotipo Notícias Agrícolas

Um sistema de baixa pressão continua favorecendo a formação de nuvens carregadas pelo Sul do Brasil nesta quarta-feira (23). Segundo as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta continua sendo de tempestade em todo o Rio Grande do Sul e também no oeste de Santa Catarina nas próximas 24 horas. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê precipitação entre 50mm e 70mm no estado gaúcho entre esta quarta e quinta-feira (24). Em Santa Catarina, neste momento, as chuvas ficam restritas ao oeste do estado, mas a tendência é que até o final desta semana uma nova frente fria se forme na região, favorecendo o avanço das chuvas para as demais áreas do Brasil. 

Veja o mapa de previsão de precipitação para o Sul do Brasil: 
 

Destaque clima sul
Fonte: Inmet 

As chuvas devem chegar também para o produtor do Paraná, com acumulados entre 20mm e 30mm na próxima sexta-feira, dia 25. A umidade também retorna para o Mato Grosso do Sul, com acumulados mais baixos e com tendência de chuva mais irregular no período. 

Nas demais regiões do Brasil não há previsão de mudança. As chuvas mais expressivas continuam previstas para áreas do Matopiba, com destaque para o Maranhão e Piauí, com acumulado entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. 

Segundo o meteorologista, as regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil não devem ter mudanças significativas nas condições do tempo. Kleber explica que as duas áreas começam a ter características do Outono, com tempo mais seco, mas que nesta fase de transição entre as estações os produtores ainda podem observar características do Verão, com pancadas de chuvas ocorrendo ao final do dia. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 23-03-2022 11-00-10
Fonte: Inmet 

Previsão estendida

O modelo de previsão estendida, divulgado nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), prevê os maiores volumes de chuva no oeste da região Sul nos próximos sete dias. De acordo com o NOAA, neste período as duas regiões podem ter acumulados entre 90mm e 100mm.

Para outras áreas do Brasil, o NOOA prevê condição de chuva com precipitação entre 35mm e 40mm no período para o Centro-Oeste e Sudeste. Também indica a permanência das chuvas mais expressivas no Maranhão, com acumulados entre 100mm e 125mm no período. 

Entre os dias 31 de março e 8 de abril, o NOAA mantém a condição de chuva no Sul do Brasil, com precipitação entre 90mm e 100mm. Para as demais áreas, o NOAA mantém também a condição de chuva, mas em volumes mais baixos, além de reduzir a chance de chuva em áreas da Bahia e norte de Minas Gerais. 

Veja o mapa de previsão estendida em todo Brasil: 

DESTAQUE NOAA
Fonte: NOAA 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário