Frente avança e leva chuva expressiva para o Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo nesta 5ª feira

Publicado em 31/03/2022 10:23 e atualizado em 31/03/2022 10:55
Na faixa Norte do país, o cenário continua sendo de muita chuva para o Maranhão e Piauí

Logotipo Notícias Agrícolas

A frente fria em atuação no Sul do Brasil desde o início da semana continua favorecendo a formação de nuvens carregadas em algumas áreas do país nesta quinta-feira (31). Depois da passagem pelo Rio Grande do Sul, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê os volumes mais expressivos no norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo nas próximas 24 horas. 

"Nuvens bastante carregadas também se formam sobre o Norte do Brasil e sobre grande parte da Região Nordeste por causa da umidade alta e do calor e da presença da Zona de Convergência Intertropical que está ativa na costa norte do Brasil", complementa a previsão da Climatempo. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo prevê chuva entre 30mm e 50mm entre o norte do Paraná e sul de São Paulo. Chove em todo Mato Grosso do Sul, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm em vários pontos do estado. A Climatempo acrescenta que o céu nublado e a chuva predominam no centro, oeste e sul de Mato Grosos do SUl, sul e leste de São Paulo, centro e leste do Paraná e em áreas de Santa Catarina. 

Nas demais áreas do país, o modelo Cosmo mantém a condição de tempo estável no Mato Grosso, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm. Também continua chovendo no Tocantins, entre 40mm e 50mm. Ainda no Matopiba, o norte do Maranhão e do Piauí continua em estado de alerta, com acumulados podendo chegar a 70mm nas próximas 24 horas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 31-03-2022 10-25-37
Fonte: Inmet 

O modelo de previsão estendida, divulgado pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) indica que no período entre 31 de março e 8 de abril, o Sul do Brasil deve receber chuvas entre 40mm e 60mm, com destaque para a faixa oeste da região que deve receber os volumes mais expressivos de chuva. 

O modelo mostra também condição de chuva para áreas de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, porém com volumes mais baixos e de forma muita irregular. No Nordeste do Brasil, o modelo continua indicando a permanência de tempo seco nos próximos dias. Já para a região Central, assim como a previsão do Inmet, o NOAA mantém os maiores acumulados para o norte do Mato Grosso. No Matopiba, o destaque fica para o norte do Maranhão e do Piauí, com previsão de

Entre os dias 8 e 16 de abril, o NOAA prevê o retorno das chuvas em áreas de Minas Gerais, com precipitação prevista entre 30mm e 35mm mo período, além de manter a condição para chuva em áreas do Centro-Sul do Brasil, mais uma vez com destzque para a faixa oeste da região que deve receber os volumes mais expressivos. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

Capturar
Fonte: NOAA 

 Feijão Urutau em Chopinzinho (PR). Enviado por Ivan Pilger
Feijão Urutau em Chopinzinho (PR). Enviado por Ivan Pilger

Feijão Urutau em Chopinzinho (PR). Enviado por Ivan Pilger
Feijão Urutau em Chopinzinho (PR). Enviado por Ivan Pilger
 

Envie sua foto ou vídeo e apareça aqui no Notícias Agrícolas! Fale com a gente através do WhatsApp (19) 99767-0241, direct no Instagram @noticiasagricolas ou use a hashtag #imagensdodia

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário