HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Semana começa com muita instabilidade nos dois extremos do país; região Central permanece mais seca

Publicado em 04/04/2022 09:49 e atualizado em 04/04/2022 11:30
Inmet mantém alerta laranja para tempestade no Rio Grande do Sul que pode trazer transtornos neste início de semana

Logotipo Notícias Agrícolas

De acordo com as previsões mais recentes, com muita instabilidade nos dois extremos do Brasil. Na região Sul, apenas o sul do Rio Grande do Sul não deve receber chuvas expressivas e de acordo com a Climatempo, a condição é de alerta nas demais áreas. "Os acumulados serão bastante elevados entre o norte do Rio Grande do Sul e os estados de Santa Catarina e Paraná", afirma a consultoria. 

O estado gaúcho tem alerta laranja para tempestade válido nas próximas 24 horas, segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). De acordo com a publicação, há riscos para ventos intensos (60-100 km/h) e potencial para queda de granizo. "Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos", afirma. 

Também continuam válidos os alertas de chuvas intensas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. "Ainda há previsão para temporais em várias regiões. Entre o litoral de Pernambuco até o Amazonas, a expectativa é de tempestades nesta segunda. A chuva pode provocar alagamentos e outros transtornos nesta semana", acrescenta. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo  Inmet prevê precipitação entre 20mm e 50mm no Rio Grande do Sul, acumulados de até 50mm no oeste de Santa Catarina e volumes entre 20mm e 30mm no Paraná nas próximas 24 horas. O modelo mostra ainda condição para chuva em áreas do Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo, porém com volumes mais baixos. 

Já no Sudeste e no Centro-Oeste os modelos indicam apenas condição para pancadas de chuva de forma isolada, acontecendo entre a tarde e noite desta segunda-feira (4). "O tempo segue firme em Goiás, no DF e em todo norte e oeste de Minas Gerais", prevê a Climatempo. 

Entre o Norte e Nordeste do Brasil os volumes mais expressivos continuam sendo esperados para o centro-norte do Maranhão e áreas do Piauí. Nessas duas áreas os acumulados ficam entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas. A tendência é que continua chovendo em toda área nos próximos dias. 

Veja a previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 04-04-2022 10-04-42
Fonte: Inmet

 

Previsão estendida

A atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também mantém o cenário para chuvas intensas na faixa oeste da região Sul do Brasil. 

Entre os dias 4 e 12 de abril, o NOAA prevê acumulados entre 100mm e 125mm na faixa oeste e norte do Rio Grande do Sul, áreas de Santa Catarina e no Paraná. Ainda neste período, o modelo prevê acumulados entre 50mm e 60mm no sul de São Paulo e em algumas áreas de Minas Gerais. Centro-Oeste e parte do Nordeste continuam com previsão de tempo muito seco. 

A partir do dia 12 de abril, a previsão é de mudança no tempo também no Sul do Brasil. O NOAA reduz a chance de chuva na região, indicando precipitação entre 30mm e 50mm apenas em algumas pontos da área. Mantém ainda a condição de tempo mais seco na região Central do país, indicando apenas condição de chuvas em algumas áreas de Minas Gerais, com precipitação entre 35mm e 40mm no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA 0404
Fonte: NOAA
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário