HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Semana começa com nova frente fria e tempo severo no Sul do Brasil

Publicado em 11/04/2022 10:06
Não há mudanças expressivas nas demais regiões do país e chuvas continuam em áreas do Norte e Nordeste

Logotipo Notícias Agrícolas

A semana começa com mais chuva e tempo severo no Sul do Brasil. De acordo com a consultoria Climatempo, uma nova frente avança para a região, aumentando a instabilidade e favorecendo a formação de nuvens carregadas em toda área, com destaque para a faixa oeste da região Sul do Brasil que deve receber as chuvas mais intensas nas próximas 24 horas. 

"A chuva já começa pela manhã sobre o sudoeste do Paraná, oeste e sul de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul. A chuva se estende ao longo do dia e o risco de temporais aumenta", afirma  a previsão. Acrescenta ainda que a chuva pode chegar acompanhada de raios, rajadas de ventos e trovoadas. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê precipitação podendo ultrapassar os 70mm em áreas do Rio Grande do Sul nas próximas 24 horas. Também chove de forma mais expressiva em Santa Catarina, com acumulados entre 40mm e 50mm e no extremo sul do Paraná, com acumulado entre 20mm e 30mm. 

A tendência é que o tempo fique ainda mais severo a partir de terça-feira (12),  com destaque para avanço das áreas de instabilidade no norte do Rio Grande do Sul e muita chuva em Santa Catarina e no centro-sul do Paraná.  "A Climatempo alerta para perigo! A chuva pode acontecer de forma persistente e volumosa sobre estas áreas o risco para alagamentos, deslizamentos de terra e enchentes de rios e córregos se eleva", destaca a consultoria. 

A chuva será intensa, mas passa rápido e avança para o Sudeste já na quarta-feira (13) e as áreas de instabilidade começam a perder força, principalmente no Rio Grande do Sul. " Apesar da nebulosidade o tempo volta ficar firme no oeste do Rio Grande do Sul e na região de Uruguaiana. O centro-sul do estado terá um dia de sol apenas com chuva passageira. A capital Porto Alegre ainda fica em atenção para chuva com moderada a forte intensidade e trovoadas, mas de forma isolada", conclui a previsão. 

Veja o mapa de previsão de precipitação no Sul do Brasil nas próximas 24 horas: 
 

Chuva SUL 110422
Fonte: Inmet

Para as demais áreas do país, a semana não deve ser marcada por grandes mudanças nas condições do tempo, de acordo com o modelo de previsão estendida da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) na atualização da manhã desta segunda-feira (11). 

NOAA indica a permancência das chuvas em áreas do Norte e Nordeste do Brasil. Sinaliza o retorno da umidade para as áreas da Bahia, com precipitação entre 40mm e 60mm no período. Mantém a condição de chuva no Tocantins, Maranhão e no norte do Mato Grosso no período. Assim como o Inmet, também mostra condição de chuvas mais intensas na região Sul do Brasil. 

Para o período entre 19 e 27 de abril, o NOAA reduz a chance de chuva na região Central do Brasil, mantendo a condição para as áreas de instabilidade apenas nos dois extremos do país. Apesar da permanência da chuva, o modelo indica volumes mais baixos nas duas áreas no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA 11042022
Fonte: NOAA 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Marcos Paulo Dambros Itapejara D´Oeste - PR

    Sudoeste do Paraná hoje pela manha (11/04) acumulado de 38 mm, chuva forte mas sem vento.

    0