HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Frente fria avança e aumenta áreas de instabilidade no Sudeste e Centro-Oeste nesta 4ª feira

Publicado em 13/04/2022 11:08 e atualizado em 13/04/2022 11:59
Pancada de chuva é esperada em toda área e chuva chega com mais intensidade no PR, MS e SP nas próximas 24 horas

Logotipo Notícias Agrícolas

O avanço de uma frente fria para o centro-norte do Brasil vai favorecer a formação de nuvens mais carregadas sobre o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nas próximas horas. De acordo com as previsões da Climatempo, a frente avança sobre o Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul, aumentando o risco de chuva forte nessas áreas. 

"Pancadas de chuva e períodos com sol ocorrem principalmente à tarde e à noite sobre a maior parte dos estados das Regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. O dia é abafado. Há risco de chuva forte e até de temporais em vários estados", afirma a previsão da Climatempo. 

Com relação aos volumes, o modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê os maiores acumulados entre 50mm e 70mm no norte do Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (13). Nas demais áreas desses estados também há condição de chuva, porém com volumes mais baixos, segundo o modelo do Inmet. 

"Fortes pancadas de chuva podem ocorrer ao longo do dia em todas as regiões do interior, na Grande São Paulo e também pelo litoral. A chuva vem muitas vezes com raios e pode ventar forte", acrescenta a Climatempo. 

Para as demais áreas do Brasil, o modelo continua prevendo áreas de instabilidade no Tocantins, com destaque para áreas do Matopiba que devem receber os maiores acumulados, com precipitação entre 20mm e 30mm nas próximas 24 horas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 13-04-2022 11-13-17
Fonte: Inmet 

 

O modelo de previsão estendida, em atualização divulgada nesta quarta-feira (13), mantém a tendência de volume mais expressivo no norte do Brasil nos próximos sete dias. A Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) prevê chuvas entre 60mm e 70mm em áreas do Tocantins e do Maranhão no período. 

Entre os dias 21 e 29 de abril, o modelo norte americano prevê o retorno das chuvas na região Sul e na região Central do Brasil de forma mais expressiva, com acumulados entre 60mm e 90mm no período. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA
Fonte: NOAA 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário