HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Entrada de nova massa de ar frio derruba as temperaturas no Centro-Sul do Brasil

Publicado em 14/04/2022 10:59
Ar úmido segue favorecendo pancadas de chuva no Centro-Norte do país nas próximas 24 horas

Logotipo Notícias Agrícolas

Depois da passagem da frente fria que levou volumes expressivos de chuva em algumas regiões do Brasil, o ar frio de origem polar começa a avançar sobre o Sul do país, podendo chegar até em áreas do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nos próximos dias, de acordo com as previsões mais recentes da Climatempo. Apesar do declínio nas temperaturas, até a manhã desta quinta-feira (14)  os modelos não indicavam risco de geadas nas áreas de produção agrícola. 

"O ar gelado que veio lá da Antártica já entrou na Argentina e começa a avançar sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira fazendo a temperatura baixar cada vez mais até o fim do dia", afirma a consultoria. 

Durante o feriado de Páscoa o ar mais frio vai derrubar as temperaturas em diversas áreas do Centro-Sul do Brasil. A partir de sexta-feira (15), a tendência é de queda significativa nas temperaturas nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e até no centro-sul de Minas Gerais. "A previsão para o feriado da sexta-feira, 15, é que seja o dia mais frio do ano até agora nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro. A temperatura na capital paulista deve variar de 14°C a 19°C e no Rio, de 19°C a 24°C", acrescenta a previsão. 

De acordo com o modelo de previsão de temperatura do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nas áreas de serra entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o declínio na temperatura deve ficar entre 8 e 10 graus nos próximos dias. No Paraná e no sul do Mato Grosso do Sul, a tendência é de queda entre 6 e 8 graus. Já no Sudeste do Brasil, a tendência é que o ar frio chegue com mais intensidade a partir entre sexta e sábado (16). De acordo com o modelo, áreas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo podem ter declínio de até 8 graus na temperatura máxima. 

Veja o mapa de previsão de atuação da massa de ar frio nos próximos dias: 

GIF 14-04-2022 11-00-21frio
Fonte: Inmet

Com relação às chuvas, os modelos continuam indicando áreas de instabilidade em áreas da região central e norte do país. O Inmet prevê os maiores acumulados no sul do Mato Grosso, com precipitação entre 20mm e 40mm nas próximas 24 horas, áreas isoladas no leste de São Paulo e Minas Gerais, norte de Goiás e áreas do Tocantins. 

"O ar quente  e úmido predomina sobre o Brasil e uma grande quantidade de nuvens carregadas ainda se forma sobre o Brasil. Fortes pancadas de chuva ainda ocorrem sobre o Norte e parte do Nordeste devido a atuação da  Zona de Convergência Intertropical", afirma a Climatempo.  Ainda de acordo com a consultoria, pancadas de chuva e períodos com sol ocorrem principalmente à tarde e à noite sobre a maior parte dos estados das Regiões Norte e do Nordeste. O dia é abafado. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 14-04-2022 11-10-14
Fonte: Inmet 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário