HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão: Atenção para tempo muito seco e baixa umidade do ar no Centro-Sul do Brasil

Publicado em 19/04/2022 10:11 e atualizado em 19/04/2022 10:56
Chuvas ficam restritas ao norte do Maranhão e em áreas do Piauí nas próximas 24 horas

Logotipo Notícias Agrícolas

Após a passagem da massa de ar frio que derrubou as temperaturas, a previsão agora é de tempo muito seco sobre o Centro-Sul do Brasil nos próximos dias. Segundo a Climatempo, as temperaturas começam a subir no interior do Brasil, mas o ar também fica mais seco nas próximas horas. 

A condição também é favorável para baixa umidade relativa do ar, que deve predominar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nas próximas 24 horas, com níveis entre 20% e 30%.

"Deixando o tempo firme, com muito sol e poucas nuvens. Pode chover, mas o sol aparece, no litoral do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, litoral norte do Rio de Janeiro e no litoral do Espírito Santo. O tempo fica firme também no Vale do São Francisco", complementa a Climatempo. Ainda de acordo com a consultoria, há possibilidades para pancadas de chuva no período da tarde na região Sul de Minas Gerais e em áreas da Serra da Mantiqueira, entre São Paulo e Minas Gerais. 

O modelo Cosmo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indica condição de chuva apenas para o extremo norte do país. Nas próximas 24 horas o modelo prevê chuvas entre 20mm e 40mm no centro-norte do Maranhão e em áreas do Piauí. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", alerta o Inmet em sua página oficial. 

A tendência é que as condições do tempo não mudem até pelo menos a próxima sexta-feira, dia 22. A partir deste dia, um novo sistema deve entrar pelo Rio Grande do Sul, favorecendo a formação de nuvens carregadas no norte do estado gaúcho. O sistema, no entanto, não deve ter força para avançar para as demais áreas do país, que devem continuar com tempo muito seco, já passando pelo período de transição entre outono e inverno. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 19-04-2022 10-16-08
Fonte: Inmet 

Previsão estendida

O modelo de previsão estendida, em atualização divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) também mantém a previsão de tempo seco na região central do país, com condição para chuva apenas nos dois extremos. 

No período entre os dias 19 e 27 de abril, o NOAA prevê chuvas entre 40mm e 70mm nos três estados da região Sul do Brasil. Neste período também mantém a condição de chuva no extremo norte do Maranhão e em áreas do Piauí. 

Entre os dias 27 de abril e 5 de maio, a condição do tempo não deve ter grandes mudanças, segundo o NOAA. O modelo norte-americano mantém a condição de chuva na região Sul, mas limita a precipitação entre centro norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e extremo sul do Paraná. 

Veja o mapa de previsão estendida em todo Brasil: 

NOAA
Fonte: NOAA 

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário