HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Massa de ar seco e fria permanece e previsão mantém condição para geada moderada, mas de forma pontual

Publicado em 19/05/2022 10:58 e atualizado em 23/05/2022 11:22
Brasília registrou frio recorde nesta madrugada e pontos isolados no sul de Goiás tiveram geada, mas sem registro de danos expressivos até o momento

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões anteriores, a madrugada desta quinta-feira (19) foi gelada em boa parte do Brasil Central, inclusive com recordes históricos nas temperaturas mínimas no Distrito Federal. De acordo com dados coletados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura mínima bateu a casa de 1.4ºC. Ainda no Centro-Oeste foram registradas geadas isoladas no sul de Goiás e até o momento sem relatos de grandes danos à agricultura. O Notícias Agrícolas segue monitorando as condições nas principais áreas de produção do país. 

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, as temperaturas continuarão baixas até pelo menos o próximo sábado, dia 21. É considerado que o pico do frio foi atingido nesta madrugada no Centro-Oeste, mas o cenário continua sendo de alerta em vários pontos do Centro-Sul do Brasil. 

Para a próxima madrugada o sistema de previsão de geada do Inmet mantém a condição de geada com intensidade entre fraca e moderada em todo Centro-Sul. Áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e um ponto isolado de Goiás têm previsão de geada moderada. 

Com relação às previsões de chuva, a Climatempo acrescenta que pancadas de chuva e períodos com sol ocorrem ao longo do dia por quase todo o Nordeste, no norte do Tocantins, centro e norte do Pará, Amapá, no norte do Amazonas e norte de Roraima. O dia fica chuvoso no centro-sul de Roraima. 

Veja as áreas em estado de alerta na próxima madrugada, segundo o Inmet: 
 

GEADA
Fonte: Inmet 
Leia mais:

+ Geada não afeta áreas de cana do Centro-Sul, mas segue atenção do setor para próximos dias

+ Café: Risco geada segue e professor da UFLA destaca ação de prevenção nas áreas irrigadas

A partir de sábado a tendência é que comece uma elevação gradual das temperaturas, e o Inmet reduz o risco de geada em boa parte da área. Áreas pontuais de Minas Gerais ainda podem ter geada fraca, mas com intensidade moderada são previstas apenas em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. 

"Na sexta-feira, a expectativa para ocorrência de geadas se mantém, em função do céu se manter limpo (poucas nuvens) e as temperaturas serem compatíveis com a ocorrência deste fenômeno. Possibilidade mais alta entre o Centro-Sul e os Campos Gerais", prevê o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (SIMEPAR). 

Veja a previsão de atuação da massa de ar frio nos próximos dias: 

gfs_T2ma_samer_fh12-96 (1)
Fonte: GFS

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário