HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Previsão: Terça-feira com elevação nas temperaturas e baixa umidade relativa do ar em boa parte do país

Publicado em 24/05/2022 10:42 e atualizado em 24/05/2022 11:48
Nova rodada de chuva deve chegar ainda nesta semana para o Sul, mas sem conseguir avançar para as demais áreas

Logotipo Notícias Agrícolas

A terça-feira (24) será mais um dia marcado por tempo muito seco em boa parte do país, de acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A região Central, inclusive, permanece em alerta para baixa umidade relativa do ar nas próximas horas. 

"Uma grande massa de ar seco se estabeleceu sobre o país após a passagem da forte massa de ar frio de origem polar na semana passada, que causou o frio intenso", complementa a previsão da Climatempo. 

O alerta de baixa umidade emitido pelo Inmet é válido em áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, extremo norte do Paraná e em áreas de Minas Gerais. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", destaca o aviso oficial na página oficial do Inmet. 

O modelo de previsão de temperatura do Inmet prevê máximas entre 30ºC e 34ºC na região Central do país, o destaque fica para áreas do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No Matopiba, os modelos também mostram temperaturas mais elevadas, com máxima batendo a casa dos 34ºC em áreas do Tocantins e no Maranhão. 

Veja a previsão de temperatura máxima em todo Brasil nesta terça-feira: 
 

Destaque temperatura
Fonte: Inmet 

 

Com relação à previsão de chuva, a Climatempo destaca que a aproximação de uma frente fria provoca pancadas de chuva à noite no sudoeste gaúcho, onde fica a cidade de Uruguaiana. "Mesmo com a presença do sol ao longo do dia, algumas pancadas de chuva fracas podem ocorrer, a qualquer hora, no Espírito Santo e no norte do estado do Rio De Janeiro", afirma a previsão. 

O avanço de uma nova frente fria vai mudar as condições do tempo no Sul do Brasil a partir da próxima quinta-feira (26). De acordo com o modelo Cosmo do Inmet, a partir de quinta são esperadas chuvas com acumulados entre 20mm e 30mm no centro-sul do Rio Grande do Sul. 

O modelo mostra ainda o avanço da umidade para outras áreas do estado gaúcho, mas o sistema não deve ter força para avançar para os demais estados da região Sul, segundo o modelo do Inmet. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 24-05-2022 10-47-30
Fonte: Inmet

Já a atualização do modelo de previsão estendida, divulgada nesta manhã pela Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA), prevê que ligeiro avanço da umidade também para Santa Catarina e Paraná nos próximos sete dias. Segundo O NOAA, os três estados devem receber chuva entre 35mm e 60mm no período, além de manter a condição de tempo muito seco na região central. 

No período entre os dias 01 e 09 de junho, o modelo norte-americano reduz as chances de chuvas em boa parte do Rio Grande do Sul, mas mantém a condição de umidade em áreas de Santa Catarina, Paraná, além de indicar o avanço da umidade para São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

 

NOAAA
NOAAA
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário