HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Frente chega no Sudeste e Centro-Oeste, mas com alívio para poucas áreas; Chuva persiste no PR e no Nordeste

Publicado em 31/05/2022 10:24 e atualizado em 31/05/2022 11:11
No RS, amanhecer foi gelado nesta terça-feira, com registro de geadas apenas em áreas de serra

Logotipo Notícias Agrícolas

O avanço de uma frente fria leva áreas de instabilidade para áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil nas próximas 24 horas. As previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também mantêm a condição de chuvas intensas entre os estados de Santa Catarina e Paraná, permanência da instabilidade no Nordeste do Brasil e temperaturas baixas no Rio Grande do Sul. 

Para a região Central do país, apesar do avanço do sistema, os modelos não sinalizam chuvas expressivas no Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias. Mantendo as condições típicas da estação, as chuvas até chegam, mas sem volumes significativos. Segundo o Inmet, a tendência é de chuva em São Paulo e no Mato Grosso do Sul, com acumulados de até 70mm até o dia 6 de junho. 

"O sol, tempo seco e o calor predominam no Centro-Oeste e no Sudeste. Chove no centro-sul do Rio de Janeiro, na Zona da Mata Mineira e no Sul de Minas, no estado de São Paulo, em Mato Grosso do Sul e no oeste e noroeste de Mato Grosso", complementa a Climatempo.

Para o Sul do Brasil, o Inmet prevê bastante chuva até o próximo dia 6 de junho, com destaque para oeste de Santa Catarina, sudoeste e nordeste do Paraná que podem ter acumulados de 100mm com a passagem de uma nova frente fria pela área. Para o Rio Grande do Sul, a tendência é de retorno de chuvas entre 100mm e 200mm entre os dias 5 e 6 de junho, até lá os modelos mantêm a previsão de ar mais frio e com condição de geada no estado gaúcho. 

Veja o mapa de previsão de precipitação em todo Brasil até o dia 6 de junho: 
 

Destaque clima
Fonte: Inmet 

 

No Nordeste do Brasil o cenário continua sendo de alerta na faixa leste do estado. O cenário é de destruição na região nos últimos dias com chuvas intensas, e 91 mortes no  Pernambuco foram confirmadas em decorrência das enchentes e deslizamentos que assolaram o estado, segundo informações da Agência Brasil. 

As áreas de instabilidade continuam favorecendo o acumulado de chuva na faixa leste da região, e por isso o Inmet mantém Sergipe, Alagoas, Pernambuco e na Paraíba. "Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com tais áreas de risco", afirma a publicação na página oficial do Inmet. 

A previsão destaca que nesta terça-feira (31), os maiores volumes deverão se concentrar no leste e agreste de Alagoas e, também no litoral norte de Sergipe. Nesse mesmo período, o leste de Pernambuco também poderá registrar chuvas intensas. Chuvas com menor intensidade estão previstas também para o leste da Paraíba.

Na quarta-feira (01), as chuvas deverão ter intensidade fraca a moderada em toda a faixa leste da Região Nordeste. Na quinta-feira (02/06), os totais diários poderão ser um pouco maiores, especialmente entre o leste de Pernambuco e da Paraíba.

Veja o mapa de previsão de precipitação nos próximos dias: 
 

GIF 31-05-2022 10-28-51
Fonte: Inmet 

 

Confirmando as previsões anteriores, o amanhecer desta terça-feira (31) foi gelado no Sul do Brasil. Foram registrados pontos de geadas nas áreas de serras em Santa Catarina, mas sem danos em áreas de produção agrícolas. 

O modelo de previsão de geada do Inmet, para a próxima madrugada, prevê a condição de geada apenas em algumas áreas do Rio Grande do Sul, com intensidade entre fraca e moderada, sendo as temperaturas mais baixas previstas pro extremo oeste do estado gaúcho. 

Veja fotos registradas em áreas de serras em Santa Catarina nesta terça-feira (31): 

Mycchel Legnaghi  Sao Joaquim Online (2)
Fotos Mycchel Legnaghi 
Fotos:  Mycchel Legnaghi 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário