HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Após rodada de chuvas nesta semana, NOAA indica que tempo volta a ficar seco no Sul a partir do dia 10

Publicado em 02/06/2022 10:54 e atualizado em 02/06/2022 13:34
Nas próximas 24 horas, condição continua sendo de muita chuva no Paraná e tempo mais seco nas demais áreas

Logotipo Notícias Agrícolas

A quinta-feira (2) será mais um dia marcado por muita chuva em áreas do Sul do Brasil, com destaque para o Paraná e Santa Catarina que devem receber precipitação expressiva, mas de acordo com a previsão atualizada da Administração Oceânica e Atmosférica (NOAA) após essa rodada de chuva o tempo volta a ficar seco em boa parte do Brasil. 

Para os período entre 2 e 10 de junho, o NOAA prevê chuvas entre 100mm e 125mm distribuídos pelos três estados da região Sul. O modelo norte-americano mostra ainda condição para chuvas em regiões do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, com precipitação entre 25mm e 30mm no período, mas de forma irregular, levando alívio apenas para alguns pontos das duas regiões. 

Já para áreas do Matopiba, o NOAA prevê chuvas apenas para o norte do Maranhão, com previsão entre 40mm e 60mm no período. Para o Nordeste, as previsões continuam mostrando áreas de instabilidade para faixa litorânea da região. 

Segundo o NOAA, a partir do dia 11 e até o dia 18, dois dias antes do início do inverno no Brasil,  as condições de chuva diminuem em todas as áreas, inclusive para o Sul do Brasil. O mapa até sinaliza condição para alguma instabilidade, mas com baixo volume de chuva em toda área. Para esse período, o NOAA indica apenas condição de chuva mais expressiva para áreas isoladas no Mato Grosso. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA
Fonte: NOAA 


Nas próximas 24 horas, de acordo com as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a precipitação mais significativa é esperada para o centro-sul do Paraná, com acumulados entre 40mm e 70mm. O modelo também mantém a previsão de chuva para Santa Catarina, porém com volumes mais baixos. 

"Nuvens bastante carregadas voltam a se espalhar sobre a Região Sul e a previsão é de muita chuva sobre Santa Catarina, Paraná. Chove também na serra gaúcha. O planalto gaúcho e a Grande Porto ficam nublados e podem ter chuviscos. Já o centro-oeste e o sul do Rio Grande do Sul passam o dia com muita nebulosidade, mas o sol aparece", complementa a previsão da Climatempo. 

Para as demais áreas do país não há mudanças significativas nas condições do tempo. E a consultoria de previsão climática acrescenta que norte e o noroeste de Mato Grosso terão pancadas de chuva com raios a partir da tarde, mas o sol e o tempo seco predominam nas demais áreas do Centro-Oeste e do Sudeste. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 02-06-2022 10-57-32
Fonte: Inmet 


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário