HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Ciclone extratropical deixa Sul do Brasil em alerta laranja para chuvas intensas nesta 2ª feira

Publicado em 06/06/2022 10:44
Já chove nos três estados e tendência é de aumento nos volumes de chuva, além do risco de ventania intensa nos três estados

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões anteriores, a semana começou com muita instabilidade na região Sul do Brasil. Chove no Rio Grande do Sul desde as primeiras horas desta segunda-feira (6) e de acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em algumas áreas do estado já foram registradas chuvas de até 50mm e a tendência é que continue chovendo em toda área nas próximas horas. 

A meteorologista explica ainda que um sistema de baixa pressão é o que está influenciando as áreas de instabilidade no estado, mas que os modelos mostram a atuação de um sistema pré-frontal se organizando no Uruguai, o que deve favorecer a evolução para um ciclone extratropical nas próximas horas. 

Monitorando as condições do tempo no Sul do Brasil, o Inmet emitiu alerta para chuvas intensas no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no sul do Paraná nas próximas 24 horas. "Chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétrica", afirma a publicação oficial na página do Inmet. 

Segundo Andrea, já chove também em todas as estações meteorológicas do Inmet instaladas em Santa Catarina, mas ainda com volumes baixos. Até o final do dia as chuvas devem chegar no extremo sul do Paraná. A partir de amanhã a tendência é de volumes mais expressivos e risco de ventania e trovoadas em toda área. 

Veja o mapa de previsão de precipitação no Sul do Brasil nas próximas horas: 

GIF 06-06-2022 10-44-13 - SUL
Fonte: Inmet 

 

Para as demais áreas do país não há previsão de chuva nos próximos dias, mantendo a condição de tempo seco principalmente na região Central do Brasil. Andrea destaca, no entanto, que as áreas de instabilidade na região Sul acabam favorecendo a ocorrência de ventos e aumento da nebolusidade sobre áreas do Sudeste e Centro-Oeste, favorecendo o declínio nas temperaturas no Centro-Sul do país. 

A consultoria Climatempo destaca que nesta segunda-feira (6)  não chove nas quatro capitais do Sudeste, no leste e sul de Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul e no estado de Goiás. O Distrito Federal continua em atenção para baixa umidade do ar no período da tarde. Tempo firme e ensolarado no centro-sul do Tocantins, interior da Bahia, sul do Maranhão e do Ceará e na maior parte do Piauí.

"Apenas as áreas do extremo norte do Paraná, que continuam com temperaturas mais agradáveis no período da tarde, mas a partir de quinta-feira (09), uma nova e intensa massa de ar polar volta ganhar força no estado, derrubando as temperaturas em vários municípios", complementa a previsão da Climatempo. A massa de ar frio continua sendo monitorada pelos meteorologista, que ressaltam que a partir de quarta-feira (8) será possível entender melhor os possíveis impactos nas áreas de produção agrícola. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas em todo Brasil: 

GIF 06-06-2022 10-52-56
Fonte: Inmet 


 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário