HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Com chuvas restritas ao Norte e Nordeste, Brasil terá dia com tempo seco nas demais áreas de produção

Publicado em 15/06/2022 11:26
Atenção para áreas do Nordeste que voltam a receber volumes significativos de chuva

Logotipo Notícias Agrícolas

Segundo as previsões meteorológicas mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as próximas 24 horas serão de tempo seco nas principais áreas de produção do país. O modelo Cosmo, para esta quarta-feira (15), indica condição de chuvas apenas no extremo norte do Mato Grosso, com volume entre 20mm e 30mm e em pontos isolados do Tocantins e no Maranhão. 

Já a consultoria Climatempo destaca que nuvens carregadas associadas a passagem de uma frente fria, provocaram chuva forte no estado de Alagoas. "Nas últimas 24 horas, entre às 07h24 do dia 14 de junho e às 07h24 do dia 15 de junho, choveu entre 40 e 94mm no estado. A chuva forte persiste entre o nordeste da Bahia e leste da Paraíba, pelo menos até o domingo, 19 de junho. Atenção especial para a chuva que continua volumosa sobre o estado de Alagoas, Sergipe e o leste de Pernambuco.", afirma a publicação. 

O modelo continua indicando que a mudança no tempo deve acontecer apenas na sexta-feira (17), quando uma nova frente fria avançar pelo Sul do Brasil, inclusive com volumes expressivos de chuva no Rio Grande do Sul. As áreas de instabilidade devem começar a avançar a partir de quinta, e no final de semana os volumes no norte do estado podem ultrapassar os 40mm. 

A tendência é que a circulação dos ventos favoreça o avanço o sistema e condição de chuva em áreas de Santa Catarina e Paraná, com previsão de precipitação entre 20mm e 30mm nos dois estados. Os modelos mostram ainda que a chuva deve avançar para áreas do Brasil Central, com destaque para Mato Grosso do Sul, São Paulo e oeste do Mato Grosso que devem receber a chuva, considerada atípica para época do ano. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 15-06-2022 11-00-43
Fonte: Inmet 


 

Com relação à massa de ar frio, confirmando as previsões anteriores os modelos mostram que o sistema já começou a perder força e o avanço da frente fria deve também favorecer a elevação gradual nas temperaturas. 

Para a próxima madrugada, o sistema de previsão de geada do Inmet prevê o evento climático com intensidade fraca em áreas serranas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, além de alguns pontos no sul do Paraná. 

Veja o mapa de previsão de temperatura nos próximos dias: 

Temperaturas
Fonte: Inmet


 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário