HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Climatempo: Inverno chega com previsão de duas ondas de frio para julho e uma em agosto

Publicado em 21/06/2022 05:52 e atualizado em 21/06/2022 11:16
Nas próximas 24 horas são esperadas chuvas intensas no Rio Grande do Sul, segundo o Inmet

Logotipo Notícias Agrícolas

O inverno começou oficialmente as 6h13 (horário de Brasília) no Brasil. A estação que tem marca o período mais seco e temperaturas mais baixas, as previsões mais recentes indicam que uma nova frente fria deve avançar pelo país já na virada do mês. 

Segundo a consultoria Climatempo, mantendo a característica típica da estação, ao longo do inverno as frentes frias passam a ser mais frequentes na região Sul do Brasil e também pela costa Sudeste. "Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio", afirma a consultoria. 

No começo do mês que vem as temperaturas já devem começar a cair. Condição que também é prevista pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Além desta onda de frio, os modelos meteorológicos mostram condição para uma onda de frio derrubando as temperaturas no final do mês de julho. 

A preocupação para o setor agrícola passa a ser a partir de agora a condição para formação de de geada, principalmente após a memória recente dos três episódios que marcaram o inverno do ano passado. "Durante o mês de agosto, ainda há expectativa de pelo menos uma massa de ar frio de origem polar com forte intensidade, suficiente para provocar condições para geada na região Sul e até em áreas do Sudeste", prevê a Climatempo. 

Para o mês de setembro, a chance de frio mais intenso é mais baixa, mas segundo a consultoria, algumas massas de ar de origem polar ainda poderão provocar temperaturas mais baixas e favorecer a formação de geada em áreas isoladas do Sul do Brasil. "O destaque para setembro será a rápida elevação de temperatura com previsão de onda de calor na segunda quinzena do mês", complementa. 

Veja o mapa com a previsão de atuação da massa de ar frio nos próximos dias:
 

GIF 21-06-2022 05-54-35
Fonte: Inmet 


Próximas 24 horas 
 

O modelo Cosmo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que as próximas 24 horas serão marcadas por chuvas intensas no Sul do Brasil, principalmente no Riok Grande do Sul onde o acumulado pode chegar a 70mm em algumas áreas do estado. 

A tendência é que continue chovendo no estado nos próximos dois dias, mas a frente não deve ter força para avançar para os demais estados. Apenas Santa Catarina tem previsão de receber alguma chuva, porém com volumes mais baixos.

O modelo mostra ainda que a semana será marcada por tempo muito seco nas demais áreas do país, sem indicativo de até mesmo chuvas pontuais nas outras áreas. A umidade relativa do ar pode voltar a deixar pontos da região central do Brasil em estado de alerta nas horas mais quentes do dia. O Inmet prevê alguma chuva apenas no norte do Maranhão nas próximas 24 horas, mas com volumes baixos. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

Chuva
Fonte: Inmet

 

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário