HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Ar frio entra no Brasil e Sul pode ter geada com intensidade entre fraca e moderada na próxima madrugada

Publicado em 29/06/2022 11:07
Nas demais regiões o padrão de Inverno persiste com massa de ar muito seco impedindo avanço da umidade

Logotipo Notícias Agrícolas

Após a passagem de uma frente fria que levou chuvas para algumas áreas do Sul do Brasil nos últimos dias, uma massa de ar frio vai avançar pela região e favorecer a formação de geadas em pontos dos três estados na próxima madrugada. 

De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o ar frio não deve ter força para avançar para as demais áreas do país, mas no sul do Rio Grande do Sul, em áreas do centro-norte gaúcho, sul de Santa Catarina e até no centro-sul do Paraná há previsão de geada com intensidade fraca, podendo acontecer com intensidade moderada em algumas áreas. 

Essa massa de ar frio terá atuação rápida no Brasil e na madrugada do dia 1º de junho, os modelos na manhã desta quarta-feira (29), indicavam condição para o evento climático com intensidade moderada apenas em áreas do Rio Grande do Sul. Mantém ainda a condição de geada com intensidade moderada em áreas de Santa Catarina. 

Veja no mapa as áreas com previsão de geada na próxima madrugada: 

Geada próxima madrugada

Com relação as demais regiões do Brasil, os modelos não indicam mudanças significativas nos próximos dias. A massa de ar seco segue impedindo o avanço das chuvas para a região Central do Brasil e no Matopiba, e em alguns pontos do oeste da Bahia, sul do Tocantins e em Goiás a baixa umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 20%. 

A Climatempo complementa que a frente fria, antes em atuação no Sul do Brasil, se desloca rapidamente nesta quarta-feira, passa pelo litoral de São Paulo e chega ao Rio De Janeiro, mas com fraca intensidade, com pouca chuva.  O ciclone extratropical se afasta do litoral do Rio Grande do Sul indo para alto-mar. 

"Nuvens carregadas avançam do mar em direção do litoral do Rio Grande do Norte, do Pará e do Amapá, com potencial para temporais. A grande massa de ar seco que predomina sobre o Brasil dificulta a formação de nebulosidade sobre a maior parte do país e tem impedido a entrada do ar frio sobre o interior do país nos últimos dias", afirma a previsão. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 29-06-2022 11-14-34
Fonte: Inmet

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário