HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Centro-Sul amanhece gelado, mas passagem de ar frio será rápida e volta a chover no Sul ainda nesta semana

Publicado em 13/07/2022 10:51
Interior do país continua com tempo muito seco e com baixa umidade do ar, apesar do alívio em algumas áreas

Logotipo Notícias Agrícolas

Confirmando as previsões anteriores, o dia amanheceu gelado em parte do Centro-Sul do Brasil nesta quarta-feira (13) a passagem rápida de um ar com origem polar derrubou as temperaturas nos três estados, mas sem formação de geada em áreas de produção. 

De acordo com dados coletados pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná, no sul e leste do Rio Grande do Sul as temperaturas mínimas chegaram a 1ºC e 5ºC. Em Santa Catarina a mínima foi de 2ºC e no Paraná, as mínimas ficaram entre  5º e 12ºC. O sistema destacou ainda temperatura de 14ºC registrado em São Paulo. 

"O frio volta e amanhece com valores bem baixas no extremo sul do estado. Alguma nebulosidade ainda persiste, principalmente em áreas mais a leste neste amanhecer de quarta-feira", destacou a publicação feita pelo meteorologista Fernando Mendonça Mendes na página oficial do Simepar. 

Segundo imagens feitas pelo Jornal Online, de Santa Catarina, geadas foram registradas em áreas de serra de Santa Castarina, condição que também já era prevista pelos meteorologistas. O Vale do Caminhos da Neve, localizado a cerca de 3km do centro de São Joaquim voltou a registrar temperaturas negativas durante o amanhecer desta quarta (13) quando os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET assinalaram -2.4ºC. 

"Os carros na rua ficaram recobertos por uma fina camada de gelo, assim como os campos esbranquiçados numa típica paisagem de inverno na Serra Catarinense", afirma a publicação. Veja imagens registradas nesta manhã: 

Geada Serra SC 1307 envio de Mycchel Legnaghi  (4)
Geada Serra SC 1307 envio de Mycchel Legnaghi  (7)
Fotos: Mycchel Legnaghi


As temperaturas vão continuar amenas em boa parte do centro-sul do Brasil, mas de acordo com Naiane Araújo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há risco para geadas em áreas de produção na madrugada. As mínimas devem cair ao longo do dia também em áreas do Sudeste, sobretudo na faixa leste da região. Segundo o Inmet, o declínio deve ser entre 3ºC e 5ºC nessas áreas. 

A meteorologista explica que uma nova frente fria vai avançar pelo Sul do Brasil, devolvendo as condições de chuva em boa parte da área e com isso o frio deve começar a perder a intensidade a partir de amanhã no Sul do Brasil. O modelo Cosmo prevê acumulados de até 20mm em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 
 

GIF 13-07-2022 10-59-04
Fonte: Inmet

Para as demais áreas do país, os modelos continuam indicando chuvas pontuais levando alívio para áreas do Mato Grosso do Sul e de São Paulo nas próximas horas. Para o interior do Brasil a condição continua sendo de tempo muito seco e baixa umidade relativa do ar. 

O Inmet mantém estado de alerta amarelo para baixa umidade no Mato Grosso, Goiás, Tocantins, norte de São Paulo, oeste da Bahia, sul do Maranhão e do Piauí. "Umidade relativa do ar variando entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde", afirma a publicação. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário