HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Frente fria vai quebrar parte do bloqueio atmosférico na primeira semana de agosto

Publicado em 28/07/2022 11:07
Atualização do NOAA prevê chuva avançando para algumas áreas a partir do dia 5

Logotipo Notícias Agrícolas

A primeira semana de agosto será marcada por mudança nas condições do tempo em algumas áreas do Brasil. Segundo atualização mais recente da Administração Oceânica e Atmosférica (NOOA), uma nova frente fria vai romper parte do bloqueio atmosférico e a chuva deve avançar no Centro-Sul do Brasil. 

O modelo de previsão estendida prevê entre os dias 5 e 13 de agosto a chuva deve avançar por São Paulo, Minas Gerais e também do Mato Grosso do Sul. O modelo norte-americano mostra ainda a possibilidade da formação de um corredor de umidade, mas as condições precisam ser acompanhadas nos próximos dias. 

Se confirmadas, as chuvas levam alívio nessas áreas que há mais de 60 dias não registraram nenhuma precipitação. Apesar do Brasil estar no período de seca, as altas temperaturas têm chamado atenção no Inverno deste ano. Existe ainda no radar do produtor a previsão do La Niña atingir novo pico entre outubro e dezembro, o que aumenta as precupações no campo. 

Veja o mapa de previsão estendida para todo Brasil: 

NOAA
Fonte: NOAA 

 

Para as próximas 24 horas, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê uma nova rodada de chuva para o Sul do Brasil, com previsão de precipitação entre 20mm e 40mm no Rio Grande do Sul. A tendência é que o sistema avance também para áreas de Santa Catarina e do Paraná, porém com volumes mais baixos. 

"O dia já começa com muita nebulosidade no estado gaúcho e a chuva começa no decorrer da manhã nas áreas de fronteira com o Uruguai, em Santa Maria e Uruguaiana. O risco de temporais aumenta em todo o estado e a chuva forte pode vir acompanhada por raios e rajadas de vento", complementa a Climatempo. 

Logo após a passagem da chuva, uma nova massa de ar frio deve derrubar as temperaturas no Sul do país. Segundo a consultoria, as temperaturas devem cair na sexta-feira (29) no Rio Grande do Sul. 

A consultoria acrescenta ainda que no final de semana as temperaturas se mantêm em queda e pode provocar geada em  áreas do leste e sul do Paraná, incluindo o interior, áreas de serra e planalto de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. 

"O pico do frio é esperado para o sábado (30), cuja madrugada deverá ser bem fria e com previsão de geada. Apenas o litoral do sul do Rio Grande do Sul não deve registrar geada, assim como Porto Alegre, mas nas demais áreas indicadas acima e na região de Curitiba, há condição para o fenômeno", afirma. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 28-07-2022 11-25-50
Fonte: Inmet 


 

   

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Virgínia Alves
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário